Da redação
São Paulo – Quando encerrar a visita oficial de três dias à China, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, viajará ao Japão, a convite do governo japonês. Amorim será recebido pelo primeiro-ministro Junichiro Koizumi, a quem entregará carta do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, convidando-o a visitar o Brasil, informou o Itamaraty, em nota.
Acompanhará o ministro uma delegação empresarial integrada por 16 representantes dos setores petrolífero, sucro-alcooleiro, de telecomunicações, importação e exportação, software e mineração, bem como pelo vice-Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José de Freitas Mascarenhas.
Amorim também se reunirá com a chanceler Yoriko Kawaguchi; com o Ministro da Economia, Comércio e Indústria, Shoichi Nakagawa; com o Ministro da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Secretário-Geral da Liga Parlamentar Brasil-Japão, Deputado Takeo Kawamura; com a Presidente da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), Sadako Ogata; com o Presidente do Banco de Cooperação Internacional do Japão (JBIC), Kyosuke Shinozawa.
Em seus encontros, o ministro tratará, segundo o Itamaraty, de temas da agenda bilateral e internacional, entre os quais o relacionamento econômico-comercial, relações Mercosul-Japão, cooperação técnica bilateral e com terceiros países, negociações na OMC, reforma das Nações Unidas e desenvolvimento sustentável.
O chanceler examinará ainda questões relativas à comunidade brasileira no Japão, inclusive as comemorações do centenário da imigração japonesa para o Brasil, em 2008.

