São Paulo – O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, fará mais uma visita ao Egito nos dias 27 e 28 deste mês. De acordo com informações do Itamaraty, o objetivo é dar seguimento aos contatos de primeiro escalão que têm sido mantidos freqüentemente pelos governos dos dois países. O chanceler egípcio, Ahmed Aboul Gheit, esteve em Brasília no mês de julho, quando se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
As relações comerciais e diplomáticas entre o Brasil e o Egito se intensificaram nos últimos anos. O país do Norte da África é o terceiro maior destino das exportações brasileiras no mundo árabe, atrás apenas da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos. De janeiro a novembro, os embarques para lá somaram mais de US$ 1,3 bilhão, um aumento de 3,6% sobre o mesmo período de 2008.
O Egito é uma das nações árabes que negociam acordo de comércio com o Mercosul. Recentemente, durante a última reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), o ministro egípcio da Indústria e Comércio, Rashid Mohamed Rashid, que esteve no Brasil no ano passado, disse que espera ver o tratado assinado já em 2010.
Segundo o Itamaraty, Amorim vai tratar de temas internacionais de interesse comum entre os dois países, entre eles os conflitos no Oriente Médio.
O Brasil busca ter um papel mais ativo de mediação entre israelenses e palestinos, e nos dois últimos meses o país recebeu a visita do presidente de Israel, Shimon Peres, e do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

