Argel – As obras de ampliação do Aeroporto Internacional Houari Boumediene, em Argel, capital da Argélia, deverão ser entregues no início de 2019, disse o ministro de Obras Públicas e Transporte do país, Abdelghani Zaalane, segundo a agência de notícias Algérie Presse Service (APS). O projeto custou mais de 80 bilhões de dinares argelinos (US$ 672,3 milhões pelo câmbio atual), informou o ministro.
Após uma visita ao local no final de semana, Zaalane afirmou que o projeto está 88% concluído, sendo que no caso do prédio principal a taxa de conclusão está em 99%.
É um novo aeroporto. As instalações terão condições de receber mais de 10 milhões de passageiros por ano, contra 6 milhões de capacidade do aeroporto atual.
De acordo com a APS, a ampliação do aeroporto coincide com o processo de renovação da frota da Air Algérie, a companhia aérea estatal do país. A empresa pretende adquirir pelo 25 novas aeronaves de 2019 a 2024.
As instalações em construção ocupam uma área de 20 hectares e contarão com um estacionamento para 4,5 mil automóveis, três áreas de estacionamento de aviões, estação de metrô e de trem, hotel e uma nova torre de controle.