Isaura Daniel
São Paulo – O governo brasileiro está lançando uma ofensiva para melhorar o seguro e o financiamento oferecido aos produtores rurais do país. Foi instalado nesta quarta-feira (18) pela manhã, em Brasília, o Comitê Gestor Interministerial do Seguro Rural, que vai definir as prioridades na política brasileira de seguro rural.
O grupo, que teve a sua primeira reunião hoje, funcionará dentro da Câmara Temática de Financiamento e Seguro do Agronegócio. Ele é integrado por representantes das empresas privadas de seguros, além de órgãos ligados ao governo.
No encontro de hoje o debate central foi o que as seguradoras podem fazer para ampliar o seguro rural oferecido e de que forma o governo poderá assumir parte do risco com elas. Na maioria dos países quando uma mesma empresa faz seguro de lavouras e armazéns da mesma região agrícola, o setor público cobre parte dos custos em caso de catástrofes, como secas e inundações. Uma lei regulamentada recentemente autorizou o governo brasileiro a bancar prêmios de seguro rural.
Caberá ao comitê estabelecer os critério de distribuição destes recursos e decidir quais as culturas, espécies de animais ou regiões que vão ser beneficiados. Nesta safra, o governo federal vai destinar R$ 20 milhões para um projeto-piloto de seguro rural para lavouras de soja e milho na região Centro-Sul.
Crédito mais barato
Um dos principais benefícios da ampliação do seguro rural deve ser o barateamento dos financiamentos agrícolas. Com armazéns e plantações asseguradas, os bancos terão mais garantia de que vão receber de volta os valores emprestados aos agricultores para o plantio e a compra de equipamentos, o que deve tornar a taxa aplicada menor.
"Nos países desenvolvidos, onde funciona o seguro de renda, o seguro rural, não há problema de crédito agrícola. Os bancos não se preocupam em emprestar para o setor porque existem um mecanismo de proteção ao crédito", disse o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, em nota divulgação pela assessoria de comunicação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

