Isaura Daniel*
São Paulo – A Agência de Notícias Brasil Árabe (ANBA) assinou na última semana um acordo com a Syrian Arab News Agency (SANA), agência de notícias oficial da Síria. O acerto prevê a reprodução de notícias da agência árabe na ANBA e vice-versa. É o primeiro acordo do site de notícias brasileiro com uma agência da Síria e o quinto com veículos árabes.
O acordo foi assinado na última terça-feira (13), em Damasco, pelo diretor da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Sami Roumieh, e o diretor e editor-chefe da SANA, Adnan Mahmoud. A ANBA é mantida pela Câmara Árabe. Também estiveram na assinatura políticos e empresários locais, entre eles o diretor da Câmara Árabe na Síria, Hanna Saliba.
Roumieh viajou à Síria para participar da Feira Internacional de Damasco. "Com o acordo, poderemos saber mais sobre o comércio, as novas leis e o processo de modernização da Síria", diz o diretor. Isso deve facilitar a identificação de oportunidades de negócios na Síria por parte dos empresários brasileiros.
Segundo o presidente da Câmara Árabe, Antonio Sarkis Jr., a idéia do acordo surgiu após a Cúpula dos Países Árabes e Sul-Americanos, no encontro empresarial entre árabes e brasileiros que ocorreu em São Paulo. Os sírios conheceram a ANBA e se interessaram pelo conteúdo. O assunto foi retomado em encontros entre Roumieh e representantes do governo sírio na última semana, em Damasco.
"Um número maior de empresários sírios terão oportunidade de conhecer o material da ANBA e da mesma forma as notícias da Síria estarão à disposição do público brasileiro", diz Sarkis. "A divulgação de informações tem papel fundamental para abrir portas", complementa o embaixador da Síria no Brasil, Ali Diab.
De acordo com informações publicadas na SANA, o acordo faz parte da estratégia da SANA de firmar parcerias com agências internacionais para promover a imagem da Síria ao redor do mundo, nos campos político, econômico, cultural e artístico. "O foco desse acordo é criar uma ligação de imprensa com a comunidade síria no Brasil, estimada em mais de quatro milhões de residentes, ampliando sua ligação cultural com a terra mãe, a Síria", diz a reportagem da SANA.
O conteúdo da SANA serve de referência para os demais veículos de comunicação do país árabe. A agência, que foi fundada em junho de 1965 e é lida também nos demais países do mundo árabe, possui mais de 50 acordos de cooperação com agências de notícias árabes e estrangeiras.
A agência produz matérias variadas dos segmentos de economia, esporte, educação, ciência, tecnologia e cultura. Trabalham na SANA 370 pessoas, entre as quais 200 jornalistas. A SANA também possui 16 sucursais fora do país. Dez delas são em países árabes.
ANBA já tem parcerias com as agências árabes Emirates News Agency, dos Emirados Árabes Unidos, Algérie Presse Service, da Argélia, Kuwait News Agency, do Kuwait, Yemen News Agency, do Iêmen. No Brasil os parceiros são Agência Brasil, do governo brasileiro, e Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). De acordo com o presidente da Câmara Árabe, Antonio Sarkis Jr., o objetivo é assinar parcerias com agências de todos os países árabes.
*Colaborou Alexandre Rocha/Com informações da SANA

