Da redação
São Paulo – A Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA) bateu um novo recorde de acessos no mês de março. O número de visitas ao site chegou a 38.447. Nos três primeiros meses de 2005 a agência recebeu 87.363 acessos, quase quatro vezes mais que no mesmo período do ano passado. A ANBA traz notícias de economia, cultura e comércio exterior, em especial sobre as relações do Brasil com os 22 países da Liga Árabe.
"Esse é o resultado de um trabalho sério e comprometido com o objetivo de seguir fornecendo aos empresários brasileiros e árabes notícias econômicas e sobre oportunidades de negócios em ambas as regiões", afirmou Antonio Sarkis Jr., presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), entidade que mantém o site da ANBA.
Segundo Sarkis, o salto no número de visitas – de 28.227 em fevereiro para 38.477 em março – demonstra a credibilidade que a ANBA tem junto ao seu público. "Mostra também que a agência se consolidou como referência para jornalistas em seu setor de atuação, por meio das parcerias que tem com outras agências do Brasil e do mundo árabe", completou.
As consultas ao site da ANBA vêm crescendo gradativamente desde que ela foi fundada, em setembro de 2003. No primeiro mês de funcionamento da agência foram registrados 3.651 acessos. Um ano depois, setembro de 2004, o número passou para 25.728 – mês que registrou maior número de consultas no ano passado.
Para Joel dos Santos Guimarães, editor-chefe da ANBA e diretor da Meios Agência de Comunicação, empresa que criou o projeto editorial da agência de notícias, o crescimento no número de acessos ao site mostra o peso da comunicação nas relações comerciais entre os países. "Os empresários brasileiros com interesse no Oriente Médio agora buscam na ANBA informações sobre o mercado local, possíveis parcerias, necessidades daqueles países", disse. O mesmo acontece com os árabes.
Parcerias
A ANBA tem versão em inglês e português e é acessada no Brasil e nos países árabes. O site tem convênio para a reprodução de conteúdo com quatro agências de notícias do Oriente Médio. Algérie Presse Service, Emirates News Agency, Kuwait News Agency e Yemen News Agency são as parceiras da ANBA. No Brasil, há acordos com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Agência Brasil.