São Paulo – Os cinco anos da Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA), completados no último dia 17, foram comemorados ontem (24) durante um coquetel na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Criada pela Agência Meios, a ANBA, que em árabe quer dizer “notícia”, produziu mais de 10 mil matérias. Nesses cinco anos, o site foi acessado por quase 7 milhões de pessoas, a agência ganhou oito prêmios de jornalismo e foi finalista em outros cinco.
A ANBA nasceu para promover a comunicação entre o Brasil e os 22 países árabes representados pela Câmara. Em edição bilíngüe – inglês e português -, atualmente é o canal de troca de informação mais importante da entidade. “Não é preciso dormir para sonhar. O sonho você faz no dia-a-dia", disse o editor-chefe da ANBA, Joel dos Santos Guimarães, citando letra de Dorival Caymmi, em seu discurso no coquetel. "A ANBA é um sonho da Câmara Árabe, uma exceção entre as entidades empresariais, que aposta na comunicação para aproximar brasileiros e árabes”, completou.
Guimarães destacou o “espírito de equipe” dos profissionais que trabalham na agência. “Na ANBA não tem estrela, tem repórteres e jornalistas que são a grande matéria-prima da ANBA. Sem eles não existiria notícia”, afirmou. O jornalista observou também a importância da cooperação dos funcionários e dirigentes da Câmara Árabe. “A ANBA só é possível pela contribuição de todos. Nosso pauteiro especial é o Rubens Hannun (vice-presidente de Marketing da Câmara) e o nosso repórter itinerante é o doutor Michel Alaby (secretário-geral da entidade)", disse.
O objetivo principal da ANBA é fomentar as relações entre brasileiros e árabes. O resultado tem sido o crescimento e a geração de novas oportunidades de negócios, o estreitamento das relações culturais e o fortalecimento das relações diplomáticas. Assim, a agência é focada nas áreas de economia, negócios, comércio exterior, diplomacia e de cultura. “A ANBA contribuiu bastante para o fomento das relações entre árabes e brasileiros e cada vez mais tem conquistado novos leitores mundo afora”, observou Guimarães.
Entre os dias 01 e 24 de setembro a ANBA registrou 506.524 acessos. Um número recorde. “Achei que não íamos chegar aos 500 mil acessos antes de novembro. Agora perdi uma aposta com o presidente da Câmara Árabe, Antônio Sarkis Jr. Estou devendo dois quibes para ele”, brincou Guimarães.
“Hoje, a ANBA é um sucesso. As parcerias com as agências internacionais proporcionam conteúdo exclusivo e as edições bilíngües facilitam o acesso às suas informações, preciosas para quem deseja fazer negócios ou conhecer as particularidades da cultura do Brasil e dos países árabes”, disse Sarkis. Segundo ele, o resultado superou expectativas e a agência bate recordes sucessivos de acessos. “Por isso, recentemente o site ganhou novo visual, mais moderno, atualizado e condizente com a sua importância", acrescentou.
De acordo com Sarkis, a agência acompanhou e testemunhou a história do crescimento da entidade e o desenvolvimento do comércio entre brasileiros e árabes. Para dar uma idéia do avanço, em 2003, período em que a agência foi criada, a corrente comercial acumulada do Brasil com os 22 países árabes somava US$ 3,2 bilhões. O Brasil exportava US$ 1,5 bilhão e importava US$ 1,7 bilhão.
"O acumulado desse comércio nos oito primeiros meses de 2008, cinco anos depois, soma US$ 13,6 bilhões, resultado de exportações de US$ 6,1 bilhões e de compras de US$ 7,5 bilhões que fazemos dos 22 países", destacou.
Sarkis citou também o trabalho realizado por toda a equipe da Câmara Árabe. “São essas pessoas que atuam na promoção de eventos no exterior, recepção de autoridades e empresários árabes no Brasil, palestras, seminários, rodadas de negócios e tantas outras atividades que ao longo de cinqüenta anos de história tem feito aumentar o comércio bilateral entre as duas regiões", disse. "As atividades desenvolvidas pela Câmara Árabe continuarão pautando a agência e servindo de matéria-prima para as informações que difunde para os seus milhões de leitores ao redor do mundo. Um case de sucesso, premiado e reconhecido por seus pares e pelo mundo empresarial, no Brasil e nos países árabes”, declarou.
Acordo
A noite também foi marcada pela renovação do acordo de parceria com a Agência Brasil (ABr), agência de notícias on-line do governo federal, que oferece para uso livre notícias em tempo real, reportagens, cobertura fotográfica diária, banco de fotos gratuito e conteúdo multimídia. “Essa renovação é muito significativa pela importância do trabalho desenvolvido pela ANBA em termos de jornalismo e que será muito útil para a Agência Brasil", disse o editor da ABr, Jorge Wamburg, após a assinatura do convênio.

