São Paulo – Sete anos em grande estilo. A Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA) fez aniversário no mês passado e comemorou com um número recorde de acessos: 1.170.000 em setembro. Projeto da Meios Agência de Comunicação desenvolvido para a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, a agência, desde o seu lançamento, foi acessada por mais de 21 milhões pessoas e ganhou dez prêmios de jornalismo, entre eles os concedidos pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Desde a criação da ANBA, em setembro de 2003, os acessos ao site têm traçado uma surpreendente curva ascendente. Este ano, por exemplo, entre janeiro e setembro, a agência teve 7.451.000 de acessos. Em 2009, no mesmo período, os registros foram de 4.547.403. Segundo Joel dos Santos Guimarães, editor-chefe da ANBA, o crescimento é por conta da qualidade do material jornalístico que a agência oferece aos leitores e pela inovação constante, como o uso da ferramenta Twitter, hoje com 267 seguidores.
Promotora de comunicação
A ANBA nasceu para promover a comunicação entre o Brasil e os 22 países árabes representados pela Câmara Árabe. Em edição bilíngüe, inglês e português, a ANBA é uma agência online. O site traz, principalmente, informações úteis aos empresários e executivos que pretendem promover negócios entre o Brasil e os países árabes. Aponta oportunidades nas duas regiões do mundo, oferece dicas importantes e mostra empresas brasileiras que já atuam no mundo árabe e árabes que aportaram por aqui.
Mas a ANBA não é só economia e negócios, a agência também tem um olhar astuto na cultura, nas relações culturais entre os dois povos e na promoção do turismo no Brasil e nas nações árabes. Reportagens especiais apresentam empreendedores, personagens e costumes importantes na história e cultura das duas regiões do mundo. Mostram ainda sabores, cores, paisagens e temperos à brasileira e à moda árabe.
E com esse modo especial de fazer um jornalismo focado e atraente, a ANBA tem cumprido a sua missão gerando novas oportunidades de negócios, estreitando as relações culturais e fortalecendo as relações diplomáticas entre o Brasil e os países árabes. Hoje o site da ANBA é leitura obrigatória para públicos como funcionários das embaixadas e do governo, entidades de classe, estudantes universitários, exportadores, empresários de todos os portes e imprensa nacional e estrangeira.

