São Paulo – A Agência de Notícias Brasil Árabe (ANBA) é finalista do Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo pela quarta vez. A reportagem “Um novo tempo na roça”, produzida pelas jornalistas Isaura Daniel e Geovana Pagel, foi uma das três escolhidas na categoria Internet na oitava edição da premiação.
A reportagem mostra que os agricultores brasileiros já perceberam que o clima está mudando e, junto com os institutos de pesquisas e governos, formam um movimento de aprendizado de como plantar e colher num planeta mais quente.
No ano passado, a ANBA ganhou com a matéria “O alimento que brota na seca”, de Isaura Daniel, que já havia conquistado o prêmio da categoria em 2007, com a reportagem “A corrida pelo frango perfeito”. Também em 2007, foi finalista o trabalho do jornalista Alexandre Rocha, sobre a qualidade da carne do Rio Grande do Sul, e, em 2006, Geovana Pagel ficou entre os finalistas com uma matéria sobre produção de flores no Nordeste.
Nesta edição, também são finalistas na categoria internet os jornalistas Nestor Tipa Junior, do Canal Rural, com a reportagem “O outro lado do aquecimento global”; e Inaê Riveras, da agência Reuters, em São Paulo, com a matéria “Consolidação no setor de cana desafia tradições”. A entrega do prêmio acontece no dia 02 de julho, em Porto Alegre.
De acordo com a assessoria de imprensa da Massey Ferguson, este ano foram inscritos 207 trabalhos de 13 estados, o segundo melhor resultado desde 2006. São Paulo lidera o ranking com 77 trabalhos inscritos, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 54. O Paraná aparece na terceira posição, com 21 trabalhos inscritos. Há ainda trabalhos dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Alagoas e Distrito Federal.
Também concorrem trabalhos nas categorias TV, Jornal, Revista e Fotojornalismo. Confira a lista completa dos finalistas no blog do prêmio, acessando o link abaixo.

