São Paulo – A Agência de Notícias Brasil Árabe (ANBA) ganhou pelo terceiro ano consecutivo o Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo na categoria internet. A reportagem agraciada foi “Um novo tempo na roça”, das jornalistas Isaura Daniel e Geovana Pagel. A matéria fala sobre os desafios com os quais a agricultura brasileira começa a lidar diante das mudanças no clima causadas pelo aquecimento global. As jornalistas entrevistaram produtores rurais de várias partes do país para contar como eles estão se preparando para o novo tempo na roça, que terá secas e chuvas mais fortes e prolongadas.
A matéria concorreu, na categoria internet, com as reportagens “O outro lado do aquecimento global”, do jornalsita Nestor Tipa Junior, do site do Canal Rural, de Porto Alegre, e “Consolidação do setor de cana desafia tradições”, da jornalista Inaê Riveras, da agência Reuters, de São Paulo. Também houve contemplados, na categoria televisão o jornalista Cesar Dassie e equipe, do Programa Globo Rural, da TV Globo, com a matéria Tailândia Brasileira, e na categoria jornal, Giovani Ferreira e Luana Gomes, com a reportagem Negócios de R$ 1 bilhão, publicada pela Gazeta do Povo.
Ainda na categoria revista ganhou o Prêmio Massey Ferguson a reportagem “100 anos de Brasil”, de Geraldo Hasse e Mônica Canejo, da revista Globo Rural, e em fotojornalismo o vencedor foi Mauro Vieira, do jornal Zero Hora, com a foto “Os plantadores de florestas”. Cada categoria teve três trabalhos finalistas e a divulgação dos vencedores ocorreu nesta quinta-feira (02) em Porto Alegre. O juri foi composto por cinco especialistas nas áreas de jornalismo e agronegócio. Na entrega do prêmio, na capital gaúcha, Geovana recebeu o troféu das mãos do diretor de exportação da Massey Ferguson, Duílio De La Corte.
Em cinco anos e meio de existência, a ANBA já ganhou nove prêmios de jornalismo. O Prêmio Massey Ferguson já foi recebido pela jornalista Isaura Daniel, em 2007, com a matéria “A corrida pelo frango perfeito”, e em 2008, com a reportagem “O alimento que brota na seca”. A equipe também já ganhou os prêmios de jornalismo da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), por duas vezes, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafe) e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abimaq).
A ANBA é uma agência de notícias da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e foi criada em 2003, pela Agência Meios, a pedido da entidade. As matérias são publicadas com o objetivo de gerar um maior fluxo de informação entre o mundo árabe e o Brasil e com isso também uma maior aproximação comercial e cultural. A ANBA tem versão em português e inglês e cerca de 500 mil acessos mensais no Brasil e no exterior. A agência tem parceria com oito agências de notícias no Brasil e nos países árabes.

