São Paulo – A ANBA, Agência de Notícias Brasil Árabe, começa a publicar a partir desta quarta-feira (02) artigos em seu site. A agência terá uma seção específica na qual publicará regularmente textos de diplomatas, executivos, especialistas e porta-vozes de associações e organizações sobre temas que são foco da agência.
A ANBA é especializada na cobertura das relações Brasil-países árabes e foi criada pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira em 2003 para suprir uma lacuna de comunicação entre o Brasil e os países árabes e colaborar na ampliação do conhecimento entre regiões, principalmente no campo econômico. Trata-se do único veículo brasileiro dedicado exclusivamente à cobertura dessa relação com edição em português, inglês e árabe.
“É mais um canal para que órgãos diplomáticos, entidades de classe e empresários possam dividir suas experiências, abrindo diálogos sobre novos assuntos entre o Brasil e o mundo árabe”, diz o secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour. Ele lembra que a ANBA é um veículo online e esse formato de mídia vem ganhando relevância. “A agência tem papel de formadora de opinião na relação Brasil-países árabes”, diz.
Os artigos vão abarcar análises do cenário econômico mundial, de países árabes e do Brasil, assuntos relacionados ao comércio exterior e a pautas de interesse das empresas exportadoras, temas de cultura e sociedade ligados à relação internacional ou do Brasil com os países árabes. Assessores de imprensa, inclusive, estão convidados a enviar sugestões de artigos dos seus clientes.
A seção estreia com a publicação de dois artigos, um deles escrito pelo chefe da missão da Liga Árabe no Brasil, Qais Shqair, a respeito de diplomacia econômica. O segundo texto quem escreve é o mestre em comunicação e autor de livros sobre internacionalização, Rodrigo Solano. O tema, de orientação para exportadores, é o aspecto humano da internacionalização.
A ANBA tem acordos para compartilhamento de material com dez agências de notícias de países árabes. Seus profissionais ganharam 11 prêmios de jornalismo. Em outubro de 2020, a agência lançou o seu podcast, o ANBA Cast, que está disponível nas plataformas de áudio. A ANBA tem cerca de 160 mil pageviews por mês e média de 40% dos acessos no exterior. Sua equipe é formada por três jornalistas, dois tradutores de inglês e dois de árabe.