São Paulo – A Agência de Notícias Brasil Árabe (ANBA) lança nesta segunda-feira (27) uma nova identidade visual, com o seu logotipo refeito. A aparência do site foi revitalizada com cores e traços mais leves e modernos, acompanhando a fase de inovação e tecnologia que vive a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e na qual a ANBA está inserida. ANBA é a agência de notícias da Câmara Árabe.
“As novas representações visuais da Câmara Árabe espelham o momento que a instituição vive, de inovação tecnológica e modernização. O novo logo da ANBA, como nossa agência de comunicação, é um símbolo dessa Câmara 4.0”, afirma o presidente da instituição, Osmar Chohfi. A Câmara Árabe lançou em agosto o seu Espaço 4.0, com a criação do laboratório de inovação CCAB Lab, da plataforma eletrônica de comércio Ellos Blockchain, e do Comitê de Inovação, no qual árabe e brasileiros vão discutir temas pertinentes à inovação.
A diretora de Marketing e Conteúdo da Câmara Árabe, Silvana Gomes, afirma que, assim como Câmara Árabe está em plena transformação digital, a ANBA também está avançando, com o uso de novas mídias e linguagens para se comunicar com o público. A agência lançou recentemente o seu podcast e passou a utilizar novas redes sociais para promover o conteúdo.
Silvana Gomes conta que o novo visual também reflete o momento de expansão da ANBA, na qual estão sendo alinhavadas novas parcerias internacionais e nacionais, com agências de notícias, grandes veículos de mídia e associações setoriais. A ANBA já possui acordo de compartilhamento de conteúdo com dez agências de notícias de países árabes e uma no Brasil.
O novo logotipo da ANBA traz elementos dessa modernização, com o degradê dando ao ícone uma aparência mais metalizada, com um arabesco que remete a uma antena de transmissão e ao mesmo tempo a um guarda-chuva sob o qual estão o Brasil e os países árabes em um contexto global. “O logotipo traz a mensagem de proximidade entre esses dois mundos”, diz Gomes.
ANBA, para informar
A ANBA é uma agência de notícias especializada em cobrir os assuntos da relação Brasil-países árabes. Trata-se do único veículo brasileiro dedicado exclusivamente à cobertura dessa temática com edição em português, inglês e árabe. Seus profissionais ganharam 11 prêmios de jornalismo.
Em outubro de 2020, a agência lançou o seu podcast, o ANBA Cast, que está disponível nas plataformas de áudio. A ANBA tem cerca de 85 mil pageviews por mês e cerca de 40% dos acessos no exterior. Sua equipe é formada por três jornalistas, dois tradutores de inglês e dois de árabe.