Da redação
São Paulo – A ANBA recebe hoje (15) à noite o Prêmio CNT de Jornalismo na categoria internet, concedido pela Confederação Nacional do Transporte. A cerimônia de premiação será realizada no Hotel Blue Tree Park, em Brasília.
O trabalho premiado foi uma série de matérias escrita pelo jornalista Alexandre Rocha, editor-executivo da agência, intitulada “Mato Grosso: setor privado investe para superar gargalos de logística". As reportagens falam sobre os problemas na infra-estrutura de transporte no estado, os investimentos privados em ferrovias, rodovias e hidrovias e sobre a produção agropecuária local.
Na categoria de mídia impressa, os vencedores foram os jornalistas Fabio Schivartche e Alencar Izidoro, da Folha de S. Paulo, que escreveram a matéria "Fraude na Licitação dos Transportes de São Paulo". Na de televisão o ganhador foi Emerson Maurício Ferraz, da TV Globo, com a série de reportagens "Viagem Clandestina". Já no rádio o vencedor foi Cid Martins, da Rádio Gaúcha/RBS, com o trabalho "BR 116 – Uma Bomba Relógio". Custodio Coimbra, do jornal O Globo, venceu com a melhor foto, sob o título "Boi na Linha".
Além dessas cinco categorias, há o Grande Prêmio CNT de Jornalismo 2005, que este ano ficou para o fotógrafo José Luis da Conceição, do jornal O Estado de S. Paulo, com a foto "Na lama da Cuiabá-Santarém".
O júri foi formado por Liliane Cardoso, da TV Globo; Luiz Recena Grassi, diretor de redação do jornal Tribuna do Brasil; Márcia Detoni, da Radiobrás; Carlos Henrique Rocha, professor do curso de mestrado em transportes da Universidade de Brasília (UNB): e Rosângela Vieira Rocha, professora de jornalismo da UNB.
Segunda vez
Está é a segunda vez que a ANBA recebe o prêmio. No ano passado, a agência foi a vencedora do primeiro Prêmio CNT concedido para a categoria internet. O trabalho contemplado, também uma série, falava sobre os problemas de logística no Brasil como um todo. Intitulada "Brasil gasta com transporte o dobro de países desenvolvidos", a série foi escrita pelos jornalistas Giuliana Napolitano, Alexandre Rocha, Geovana Pagel e Isaura Daniel.

