Da redação
São Paulo – A Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA) recebeu ontem (08) o Prêmio ANTF de Jornalismo na categoria website, concedido pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários. O trabalho premiado foi uma série de cinco reportagens intitulada "O Brasil nos trilhos", uma radiografia do setor no país. As matérias foram escritas pelos jornalistas Geovana Pagel, Alexandre Rocha e Marina Sarruf. Geovana e Alexandre receberam o prêmio em uma solenidade que ocorreu pela noite no Pavilhão Verde do Expo Center Norte, onde acontece a feira Negócios nos Trilhos, voltada ao segmento. A outra premiada, Marina, não pode comparecer porque está viajando a trabalho.
Os jornalistas receberam um troféu e foram cumprimentados por Vicente Abate, diretor de vendas e marketing da Amsted Maxion, e por Maurílio de Carvalho Barbosa, diretor comercial da Ebate Construtora. Em uma breve declaração, feita durante a solenidade, Geovana Pagel destacou a importância do trabalho em equipe para o sucesso da reportagem. Alexandre agradeceu à ANTF por incluir a categoria internet já que, segundo ele, essa mídia tem um papel fundamental no jornalismo atual.
Antonio Sarkis Jr., presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, entidade que mantém a ANBA, também esteve na solenidade, e ressaltou a importância do papel da agência, que é levar informações do meio empresarial brasileiro para o árabe e vice-versa. A ANBA tem versão em inglês e português e é vista no Brasil e no mundo árabe. Também compareceram à premiação o editor-chefe da agência, Joel Santos Guimarães, e o tesoureiro e ex-presidente da Câmara Árabe, Paulo Sérgio Atallah, além dos demais integrantes da equipe da ANBA e da agência de conteúdo que coordena o trabalho de reportagem, a Meios.
Essa foi a segunda edição do Prêmio ANTF, que também destacou jornais do Nordeste, Sudeste e Sul do país, televisões, rádios e revistas. Luiz Henrique Campos, do jornal O Povo do Ceará, recebeu o prêmio por sua região com a matéria "O novo trem do Nordeste". Renee Pereira, de O Estado de S. Paulo, foi agraciado pelo trabalho "Trens privados avançam no país", pela região Sudeste, e Rodrigo Stüpp, do jornal A Notícia de Santa Catarina, pela reportagem "Santa Catarina engatinha sobre trilhos", pelo Sul.
Anne Dias, da revista Você S/A, foi premiada pela matéria "Carreira nos trilhos", Patrícia Travasso e Tatiana Bertoni, do SBT, por uma série sobre o setor ferroviário, Heliberton Cesca, da Band News FM de Curitiba, com a matéria "Panorama do transporte ferroviário", e Wanderley Goneli, do jornal especializado LogWeb, pelo trabalho "Setor cresce, mas precisa de atenção". Todos falaram um pouco sobre como foi produzir as reportagens sobre as ferrovias brasileiras. Na noite de ontem, a ANTF também entregou prêmios de fotografia para funcionários de empresas do setor, que mostravam as ferrovias nacionais.
Esse foi o terceiro prêmio conquistado pela ANBA. A agência venceu o Prêmio Confederação Nacional do Transporte (CNT) de Jornalismo na categoria internet com a série "Brasil gasta com transportes o dobro dos países desenvolvidos", escrita por Alexandre Rocha, Geovana Pagel, Giuliana Napolitano e Isaura Daniel em 2004. Em 2005 a agência foi novamente contemplada com o Prêmio CNT com a série "Mato Grosso: setor privado investe para superar gargalos de logística", feita por Alexandre Rocha. Este ano, a ANBA foi finalista do Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo com a matéria "Flores garantem colheita de sonhos na Paraíba", escrita por Geovana Pagel.

