São Paulo – A Agência de Notícias Brasil Árabe (ANBA) ultrapassou um milhão de acessos no mês de julho. O número de visitas, o maior da história da agência, saltou de 837.653 em junho para 1.000.138 em julho, aumento de 19,4%. A média diária saiu de 27.921 para 32.262 acessos. "Esse crescimento mostra que a ANBA está acertando, conseguindo levar conhecimento sobre o Brasil aos países árabes e sobre os países árabes ao Brasil, e que está havendo mais interesse por esse conhecimento", diz o vice-presidente de Marketing da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Rubens Hannun, lembrando que a agência foi criada pela Câmara Árabe para aumentar o fluxo de informações entre árabes e brasileiros.
"Acredito que esse conhecimento se deve ao fato de a agência estar em tempo real, matérias com vídeo, a criação da nova seção Turismo e o aumento da produção de matérias para as seções Especiais, Oriente-se e Pequenas Exportam", diz Joel Santos Guimarães, editor-chefe da ANBA e diretor da Agência Meios, que coordena o trabalho da ANBA.
A agência passou a ser atualizada em tempo real no final do ano passado. "Com esse crescimento, a ANBA, como agência de notícias da Câmara Árabe, vem cumprindo seu papel de ser a ferramenta de comunicação da entidade para divulgar a evolução das relações comerciais e culturais entre brasileiros e árabes. Apresentar o Brasil aos árabes e os países árabes aos brasileiros tem sido o grande objetivo da ANBA", diz Guimarães.
O secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, afirma que o aumento da procura pela ANBA é sinal de vários fatores. "As empresas estão mais interessadas em negócios com os árabes, a sociedade está interessada em ter um conhecimento maior sobre a cultura árabe. Isso nos faz crer que há um interesse cada vez maior na ANBA, na busca de informações, e reforça a necessidade de termos o site da ANBA, e também o da Câmara Árabe, em árabe", diz Alaby. A ANBA já tem duas versões, em inglês e português, e planeja uma terceira, em árabe.
Em julho do ano passado, o número de acessos à ANBA estava em 538.865, com média diária de 17.382 visitas. De janeiro a julho deste ano, o total de acessos ao site da agência ficou em 5.211.953. A média mensal foi de 744.850. No mesmo período de 2009, foram 3.544.580 de acessos. A média mensal, na época, era de 506.368. Durante todo ano passado, as visitas somaram 6.097.282, com média de 508.106 ao mês.
A ANBA foi criada em setembro de 2003. Desde lá, a agência já ganhou dez prêmios de jornalismo. O último, Prêmio Mapa de Jornalismo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento, foi recebido em março deste ano. A agência também tem convênio para reprodução de conteúdo com sete agências jornalísticas do mundo árabe, além da Agência Brasil, que pertence ao governo brasileiro.

