São Paulo – A empresa paranaense Angelus, que produz soluções para o segmento clínico-odontológico, quer aumentar sua presença no mercado internacional em quatro vezes até 2013 e o crescimento das vendas para os países árabes está dentro deste planejamento.
As exportações para o Oriente Médio começaram em 2002. Atualmente, a Arábia Saudita é o maior importador da empresa, que também exporta para Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Líbano, Jordânia e Kuwait. Dos R$13 milhões que a empresa fatura anualmente, 40% vêm das exportações, nas quais os árabes são responsáveis por 11% da receita.
Roberto Alcântara, presidente da Angelus, conta que as vendas são feitas para distribuidores locais e que a empresa também participa de eventos nos países árabes. "Participamos de rodadas de negócios em feiras odontológicas, que são mais eficientes por serem focadas".
Hoje, a empresa exporta aos árabes produtos para restauração de dentes, pinos para próteses e materiais para tratamento de canais. O objetivo da companhia é chegar a um faturamento de R$ 60 milhões em três anos. Para isso, está investindo R$ 6 milhões na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação, especialmente nas áreas de endodontia (tratamento de canal) e produtos para restauração dental. "O foco é sempre inovar, mesmo em produto commodities", declara Alcântara.
A Angelus já possui oito produtos patenteados e deve criar mais um ainda em 2010. Segundo o executivo, a empresa trabalha no desenvolvimento de cimentos obturadores de canal, produtos a base de fibras de vidro para apoio de próteses e outros que ainda não podem ser divulgados.
Desta forma, Alcântara também acredita que as vendas ao mercado árabe podem ter um bom aumento. "É um mercado promissor com um tamanho razoável. Temos interesse em expandir, já que estamos há pouco tempo neste mercado, assim como a empresa é bastante jovem. Soma-se a isto que lançaremos uma série de produtos para os próximos anos", completa.