Da Agência Lusa
Lisboa – Angola, segundo maior produtor de petróleo da África sub-saariana, exporta atualmente mais de 90% do petróleo bruto que produz, disse em Luanda o ministro angolano dos Petróleos, Desidério Costa.
As declarações do representante do governo angolano foram feitas durante uma cerimônia para as empresas petrolíferas. A produção de petróleo em Angola está estimada em 1,7 milhão de barris diários.
Costa disse que para inverter este quadro estão em andamento ações para concretizar o Projeto Nova Refinaria, que será construída no Lobito, na província de Benguela.
Em relação à refinaria de Luanda, o ministro afirmou que a unidade passou para o controle do estado angolano, com a compra da maioria das ações da Fina Petróleos de Angola.
O ministro dos Petróleos também comentou o projeto de gás liquefeito Angola LNG. Segundo Costa, em dezembro de 2007 foi assinado o contrato de investimento que criou as condições para o início da execução de um projeto.
O projeto de gás liquefeito contribuirá para a criação do Pólo Industrial Petroquímico na província do Zaire, no Norte do país.

