São Paulo – No céu, balões gigantes e coloridos. Na terra, belas praias e natureza exuberante. Assim é Torres, cidade gaúcha de 35 mil habitantes que há 23 anos sedia o Festival Internacional de Balonismo, evento que atrai 200 mil turistas brasileiros e estrangeiros. “Este é um dos únicos eventos de balonismo do mundo que é realizado ao longo de tantos anos e sem interrupção”, conta Bruno Schwart, proprietário da Air Show, empresa responsável pela organização técnica do festival.
Para a próxima edição do festival, que vai ocorrer de 20 a 24 de abril de 2011, já estão confirmados 40 pilotos de diversos países como França, Holanda, Inglaterra, Suíça, Estados Unidos, Chile e Argentina. “Hoje o festival é um evento super tradicional que transformou Torres na capital brasileira do balonismo. É o evento mais importante da América Latina”, afirma Schwart.
Segundo ele, a topografia e beleza da região são a grande atração da cidade para os pilotos de balão, pois eles conseguem decolar e aterrizar na praia devido ao vento que, naquelas bandas de lá, sopra sempre paralelo à praia . “Isso realmente é um diferencial, uma característica do micro clima de Torres, que provavelmente tem a ver com a localização da cidade entre o rio e o mar”, destaca. Além de mar, a cidade é banhada pelo rio Mampituba, que faz divisa do estado com Santa Catarina.
Durante o festival é oferecida uma intensa programação cultural. Durante o dia, há apresentações de vídeos, teatro, dança, música, recital poético e outras manifestações artísticas gratuitas. Já nos shows nacionais que acontecem à noite normalmente é cobrado um quilo de alimento.
Durante pelo menos duas noites do evento ocorre o Night Glow, apresentação que reúne dezenas de balões iluminados com o fogo de maçaricos que ‘dançam’ pelo céu da cidade gaúcha. A Air Show também oferece vôos turísticos para quem quiser experimentar a emoção de voar de balão. Os vôos acontecem entre 7h e 10h e depois das 16h, dependendo das condições climáticas.
De acordo com o gerente de Comércio da Prefeitura de Torres, Artur Perrar, o turismo é a principal fonte de emprego e renda durante o verão, aumentando consideravelmente o número de vagas no mercado de trabalho em todos os segmentos, em especial no comércio varejista, prestadores de serviços e indústria. Durante os três meses da temporada, que começa neste mês de dezembro, cerca de 400 mil turistas passam por Torres.
Segundo Perrar, a imensa maioria dos turistas é ‘hermano’ da Argentina e Uruguai. "A cidade é conhecida internacionalmente e recebe turistas de diversos países", destaca. Os principais meios de hospedagens são a rede de hotéis e pousadas. Também são utilizados campings e locação de apartamentos, flats e casas.
Torres também permite fazer roteiros integrados como o Cânion de Itaimbezinho e o Parque Nacional de Aparados da Serra, localizado na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pertencendo aos municípios de Praia Grande e Cambará do Sul.
As torres
O município de Torres recebeu este nome em função da existência de três grandes rochedos de origem vulcânica, formados por rochas basálticas, do período Jurássico/Cretácio (Era dos Dinossauros), com aproximadamente 140 milhões de anos, que afloram à beira-mar, um aspecto único do litoral brasileiro.
Na paisagem bela e peculiar de Torres podem ser apreciadas a Torre do Norte, que forma o Morro do Farol, a Torre do Centro, também chamado Morro das Furnas, e a Torre do Sul, que é onde fica a Praia da Guarita.
Serviço
Site oficial do festival
http://www.torres.rs.gov.br/festivaldebalonismo
Agende um passeio de balão
E-mail: airshow@airshow.com.br
Telefone: +55 (21) 2205.2216
Prefeitura de Torres
E-mail: www.torres.rs.gov.br
Telefone: +55 (51) 3664.1411