São Paulo – Tocam o alaúde e o teclado, acompanhados das batidas que saem do derbak e do daff, entre outros instrumentos típicos. A festa vai começar. No comando da animação, há mais de 20 anos, está a Banda Árabe Laieli Almaza, de São Paulo. Especializada nos ritmos e canções do Oriente Médio, o grupo teve origem com a chegada dos irmãos Ely e Chafic Almaza ao Brasil, na década de 1950. Libaneses, eles costumavam tocar nas comemorações da família e da comunidade, tradição que inspirou seus herdeiros, os atuais titulares da Laieli, a levar adiante o trabalho. Tamanha dedicação rendeu a participação no filme Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho, que estreou em 2001.
“Toco desde os 13 anos em restaurantes, aprendi com o meu pai”, diz Eduardo Almaza, filho de Ely Almaza e no comando do grupo junto com o primo, Samir Almaza, que é cantor e alaudista. Responsável pelo derbak nas apresentações, Eduardo explica que a Laieli faz, em média, quatro apresentações por mês. Principalmente em estados como Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás, além do Distrito Federal. “Curiosamente, uma boa parte das pessoas que nos contratam não são de origem árabe, mas adoram esse tipo de música”, explica ele.
Nas apresentações, a Laieli pode ter entre quatro e nove componentes, de acordo com o desejo do contratante. Para acompanhar os músicos, ficam à disposição entre dois e oito bailarinos. Além das canções mais conhecidas, o grupo costuma atender aos pedidos do público. “Durante as festas, muitos convidados sobem no palco e cantam conosco, emocionados”, conta Eduardo. “Os mais nostálgicos pedem melodias antigas, de países como o Líbano, no que são prontamente atendidos”, garante ele.
Além da nostalgia, outro recurso infalível para fazer a pista bombar é misturar ritmos árabes com um bom tempero brasileiro. Incluindo samba. “Adoro Zeca Pagodinho”, diz Eduardo. “E ainda quero desenvolver um trabalho unindo os dois tipos de música”, afirma.
No cinema
Eduardo conta que umas das maiores alegrias do Laieli até hoje foi participar do filme Lavoura Arcaica. “Uma amiga nos indicou para o Luiz Fernando Carvalho, que na ocasião estava selecionando bandas”, conta. “Partimos o coração dele ao meio no teste”, diz. “Ele sentiu que a gente toca com a alma”, explica o músico, lembrando que é esse mesmo sentimento que há tantos anos faz o grupo pegar a estrada. E sair tocando música árabe por aí.
Contato
Eduardo Almaza
+55 11 7810-0886
Site: www.laielialmaza.com.br