São Paulo – A participação de empresas árabes nos pavilhões da Câmara de Comércio Árabe Brasileira na feira supermercadista Apas Show 2023 proporcionou mais de mil reuniões comerciais e rendeu US$ 9 milhões em negócios pelos próximos 12 meses. O espaço destinado aos árabes este ano foi o maior já visto na feira, com 214 metros quadrados em três pavilhões. Foram 27 empresas participantes. Dessas, 25 árabes do Egito, Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Tunísia e Arábia Saudita, e duas são do Brasil e têm operações na região. Vieram ainda delegações da Palestina e da Líbia.
Em um encontro com as delegações árabes que vieram para a Apas Show na manhã desta sexta-feira (19), na sede da entidade, foi feito um balanço informal sobre o evento, considerado o maior do setor de alimentos e bebidas das Américas e a maior feira supermercadista do mundo.
“Sinto grande alegria em informar que a união entre suas empresas e a Câmara Árabe foi a responsável por uma conquista memorável: formamos a maior delegação árabe na história da feira com a participação de cerca de 30 empresas”, disse o presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, na abertura do evento.
O setor de alimentos e bebidas segue sendo peça fundamental nas relações comerciais entre Brasil e países árabes. No ano passado, o Brasil importou US$ 12,8 bilhões em produtos alimentícios e bebidas, dos quais US$ 117,7 milhões vieram do mundo árabe.
“Baseados na trajetória comercial e, também, nos resultados obtidos durante a Apas, notamos que os exportadores de alimentos daquela região enxergam no Brasil um campo promissor para o consumo de alimentos como sardinhas congeladas, laranjas, azeitonas, azeite de oliva, alho, cebola, entre tantos outros”, disse Chohfi.
Estavam presentes o secretário-geral da entidade, Tamer Mansour, o diretor da Câmara Árabe e cônsul honorário da Jordânia em São Paulo, Mustapha Abdouni, além dos empresários árabes. Participaram da apresentação a diretora de Marketing e Conteúdo da entidade, Silvana Gomes, o analista sênior de Negócios Internacionais, Leonardo Machado, o gerente de Inteligência de Mercado, Marcus Vinícius, e o coordenador de Marketing Digital, Bruno Gecys de Sá.
Diretoria
Vários diretores estatutários da Câmara Árabe estiveram na Apas Show conversando com os empresários árabes. Em entrevista à ANBA, eles ressaltaram a importância do trabalho da instituição de promover as marcas da região junto ao mercado brasileiro.
“Fiquei encantada com a expansão da presença dos árabes na Apas Show. Vi muitas oportunidades de negócios com os produtos, por exemplo, a possibilidade de incrementar a importação de azeites egípcios e tâmaras especiais. Em feiras como essa, a jornada de negócios e o olho no olho tendem a fidelizar ainda mais a relação Brasil e mundo árabe”, disse a diretora Renata Maron.
O vice-presidente Administrativo da instituição, Daniel Hannun, ressaltou o tamanho da participação da Câmara Árabe nesta edição, em três estandes e quase 30 empresas expositoras nestes espaços, o que, segundo ele, demonstra o interesse do mundo árabe. “Esse interesse é fruto do trabalho feito pela equipe da Câmara Árabe para apresentar o potencial do mercado brasileiro a empresas árabes”, disse Hannun, destacando também o fluxo de pessoas e empresas na feira interessados em conhecer os produtos apresentados pelos árabes.
A diretora Claudia Yazigi Haddad afirma que viu satisfação nos expositores árabes, pavilhões cheios, boa organização da feira e estandes bonitos disponibilizados pela Câmara Árabe. “Estavam todos muito animados pela volta do movimento, acho que foi muito agradável para os expositores verem tanto movimento”, disse ela, sobre o retorno do fluxo após os anos de pandemia de covid-19. Ela destaca o movimento atraído por produtos árabes como os refrigerantes sauditas e a qualidade de tâmaras e chocolates apresentados.
“Gostaria de repassar à equipe responsável pela organização dos estandes da feira Apas 2023 as opiniões unânimes de elogios dos expositores árabes sobre o trabalho incansável de todos, que proporcionou as condições necessárias para o contato direto com os importadores brasileiros. Além disso, todos ficaram muito felizes com o número de contatos conseguidos que, com certeza, renderão bons negócios a todos”, disse o diretor Mohamad Abdouni Neto.
O diretor William Atui ressalta o crescimento da feira, com leque de ações em novos setores, e a valorização pelas lideranças da Apas do trabalho da Câmara Árabe. Ele lembra que durante café da manhã de abertura da mostra, o diretor-geral da Apas, Carlos Correa, agradeceu a instituição pela parceria e participação no evento. Atui disse que notou a presença de produtos árabes inusitados na mostra, como refrigerantes, e destaca os acordos de representação que as empresas da região estão conseguindo para vender no Brasil.