São Paulo – A edição deste ano da feira supermercadista Apas Show teve início nesta segunda-feira (15) na capital paulista. Na cerimônia de abertura estiveram autoridades como o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB-SP), o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado (PL-SP), o presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Pedro Lopes Brandão, e o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Galassi.
Na ocasião, a organização apontou a expectativa de que sejam gerados em torno de R$ 14 bilhões em negócios. Entre os debates que a feira pretende trazer este ano, estão tendências como a hipersegmentação do varejo, os alimentos frescos e naturais e o aquecimento do mercado nacional.
O evento é o maior do setor de alimentos e bebidas das Américas e o maior evento supermercadista do mundo. Além do espaço de exposição, a Apas Show traz também o Congresso de Gestão, este ano com o tema Supernova – Expanda o seu futuro. “A metáfora se refere à tendência atual da hipersegmentação do varejo”, apontou Carlos Correa, diretor-geral da Apas, falando no evento.
A expectativa de movimentação financeira da feira acompanha o reaquecimento do mercado nacional. “O [setor do] supermercado responde por 7% do PIB estadual. Somos um setor com grande capilaridade, todo bairro de qualquer cidade conta com pelo menos um supermercado”, apontou Lopes. O executivo frisou, ainda, as demandas do setor. Entre elas, o presidente da Apas apontou a redução de impostos de produtos da cesta básica.
O governador, por outro lado, falou sobre a geração de empregos no setor. “Há uma mudança no setor. A chegada de novas plataformas, a digitalização, obviamente o setor está se adaptando rapidamente para isso. Agora, há uma mudando no perfil de trabalho e vamos ter que ter a capacidade de formar pessoas para atender essa demanda [no ensino profissionalizante]”, afirmou Freitas.
Entre o público que acompanhou a abertura, estiveram as lideranças e executivos da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Participaram o presidente Osmar Chohfi, o secretário-geral e CEO, Tamer Mansour, a diretora de Relações Institucionais, Fernanda Baltazar, o diretor William Atui e o ex-presidente Rubens Hannun, que também é cônsul honorário da Tunísia. A Câmara Árabe tem estandes em três pavilhões da feira, onde empresas de diferentes nações árabes estão expondo.
Também diplomatas árabes marcaram presença na abertura da Apas Show, entre eles o encarregado de Negócios da Embaixada do Iraque, Firas Hassan Hashim Al-Hammadany, o embaixador da Jordânia, Maen Masadeh, o embaixador do Bahrein, Bader Abbas Alhelaibi, o conselheiro da embaixada da Tunísia, Hassen Sadani, e o cônsul geral do Líbano em São Paulo, Rudy El Azzi. Participou ainda o diretor de Desenvolvimento de Exportações da Tunísia, Mohamed Ikbal Khaldi, entre outros representantes de países árabes.
Leia na ANBA outras notícias sobre a participação árabe na Apas.