São Paulo- A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) abriu uma base avançada em Doha, capital do Catar, para apoiar as empresas brasileiras interessadas nas oportunidades de negócios provenientes da Copa do Mundo de 2022, que será sediada no país. A informação é de Sidney Costa, gerente do Centro de Negócios da Apex em Dubai, nos Emirados.
Inaugurado há três meses, o centro de Doha é usado como base para empresas brasileiras e já abriga duas empreiteiras. "É uma pequena base para apoiar as empresas brasileiras. O escritório também oferece soluções de financiamento para as companhias nacionais no Catar", conta Costa.
A Copa do Mundo do Catar abre grandes oportunidades no setor de construção, entre outros, já que será necessário erguer novos estádios e ampliar a rede hoteleira do país. O Catar foi eleito em dezembro de 2010 para sediar o evento em 2022, vencendo candidatos como Austrália, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos.
O país já anunciou que até a data da Copa, somente no setor de turismo serão investidos US$ 25 bilhões, especialmente na parte de hotéis. Também serão erguidos um novo aeroporto e um terminal de cruzeiros. Atualmente, o Catar conta com 10 mil quartos de hotéis, número que até 2013 deve chegar a 30 mil.
A Apex já mantém uma estrutura em outro país árabe, nos Emirados Árabes Unidos, que serve também como base para empresas brasileiras em busca de negócios na região. Além disso, mantém salas de apoio em algumas cidades árabes – Abu Dhabi, Doha, Jeddah, Riad e Cidade do Kuwait – que podem ser usadas por companhias nacionais.

