Brasília – Com o intuito de promover o crescimento e a diversificação do comércio árabe-brasileiro, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) assinaram, nesta quinta-feira (9), um Acordo de Cooperação Técnica. Na foto acima, os presidentes das duas instituições na assinatura do acordo.
O tratado prevê um plano de trabalho conjunto que inclui ações de networking na Expo 2020 Dubai, que começa em outubro, curso de qualificação de empresas brasileiras para que adequem processos e produtos aos requisitos legais e critérios determinados para serem reconhecidos em países islâmicos, e a capacitação de startups brasileiras de áreas como segurança alimentar, logística, sustentabilidade e games que querem se internacionalizar.
Além disso, a medida antecipa a realização de roadshows no Brasil, visando atrair investidores árabes para agendas customizadas em diferentes estados, tendo como foco o setor público brasileiro. Serão mapeadas as dificuldades e barreiras encontradas por empresários brasileiros que atuam no mercado árabe para negociar nos países da região e posteriormente elaborado estudo para apresentar o passo a passo necessário à instalação nos países árabes.
Para o presidente da Apex-Brasil, Augusto Pestana, que liderou a cerimônia de assinatura ao lado do presidente da Câmara Árabe, embaixador Osmar Chohfi, este é mais um ato que demonstra o espírito de colaboração entre o Brasil e os países árabes. “Existe aqui um plano de ação extremamente denso, com grande potencial de crescimento, e são muitas as oportunidades, dentre elas a certificação halal, que é uma das frentes de atuação mais interessantes e que vai elevar essa parceria a um novo patamar”, destacou.
A certificação halal atesta que empresas, processos e produtos seguem os requisitos legais e os critérios determinados para serem reconhecidos em países islâmicos. Empresas brasileiras já estão no mercado halal, composto por produtos lícitos para o consumo muçulmano, mas o acordo prevê a expansão dos produtos brasileiros e a promoção da imagem do Brasil como um importante fornecedor de produtos para esse mercado. Para tanto, está prevista a realização de um curso sobre boas práticas e certificação halal para qualificar empresas brasileiras que já exportam ou tenham interesse em exportar produtos halal, e a organização do Global Halal Brazil Business Forum, um evento para discutir o crescimento e as oportunidades desse mercado para empresas brasileiras.
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Chohfi falou sobre o trabalho harmônico entre a Câmara Árabe e a Apex-Brasil e ressaltou a necessidade de ampliação de produtos brasileiros no mercado árabe para além das commodities. “Vimos o crescimento exponencial do Brasil no mundo árabe. Hoje, o mercado está muito mais concentrado em commodities e vamos trabalhar junto à Apex-Brasil para diversificar esse comércio e introduzir mais produtos de valor agregado. Também trabalharemos para trazer pequenas e médias empresas para esse comércio, pois elas têm grande potencial e possibilidade de vender”, afirmou.
Expo 2020 Dubai
Esta é uma das principais agendas da Apex-Brasil. Portanto, entre os objetivos do acordo recente está o fomento do networking entre brasileiros e árabes na feira universal — que será realizada entre outubro de 2021 e março de 2022 — para incrementar exportações e ampliar investimentos estrangeiros no Brasil.
Serão promovidas visitas ao Pavilhão do Brasil de representantes de no mínimo quatro países árabes: Arábia Saudita, Egito, Marrocos e Catar. Além disso, serão cedidos espaços no pavilhão brasileiro para ações culturais promovidas e previamente agendadas pela Câmara Árabe.
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A Expo 2020 Dubai é uma exposição universal em que a maior atração são os pavilhões dos países participantes. Este ano, ocorrerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e a expectativa é atrair 25 milhões de visitantes de todo o mundo com o intuito de explorar inovações, ideias, avanços científicos e tecnológicos. Reunirá diversos setores, tais como empresas privadas, ONGs e instituições governamentais, todas destinadas a discutir negócios, tecnologia, urbanismo, sustentabilidade, ciências, cultura, gastronomia e economia.
Balança Comercial
Em 2020, a exportação do Brasil aos países árabes chegou a US$ 11,4 bilhões. Os países árabes se estabeleceram assim como o terceiro principal destino das exportações brasileiras, atrás de China (US$ 67,69 bilhões) e Estados Unidos (US$ 21,46 bilhões) e o quinto em importações (US$ 5,36 bilhões), precedidos por China (US$ 34,04 bilhões), Estados Unidos (US$ 24,12 bilhões), Alemanha (US$ 8,60 bilhões) e Argentina (US$ 7,79 bilhões).
O ouro e a soja merecem ser destacados entre os produtos exportados pelo Brasil aos árabes em 2020. O primeiro alcançou o valor de US$ 381,81 milhões, aumentando 47,4% ante o ano de 2019 e o segundo, US$ 323,12 milhões, com um crescimento significativo de 68,7% no mesmo período de comparação. As exportações da agropecuária representaram 16,5% do total; os oriundos da indústria de transformação, 70,8% e, os da extrativa mineral, 12,5%.
De acordo com análises e estudos da Apex-Brasil, muitas são as oportunidades de investimentos brasileiros nos países árabes, entre elas energias renováveis (solar, eólica, biomassa, green buildings), agricultura (sistemas para monitoramento de lavoura e pecuária, maquinário, processamento, produção), tecnologia, digital e infraestrutura. Por outro lado, as oportunidades de ampliação do mercado árabe no Brasil se concentram em petróleo e gás, desenvolvimento e construção de imóveis e infraestrutura logística (aeroportos, ferrovias, estradas, portos).