São Paulo – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) quer transformar as micro e pequenas empresas brasileiras em exportadoras de produtos halal. O presidente da agência, Augusto Pestana (foto acima), mencionou a estratégia na abertura do fórum de negócios Global Halal Brazil, nesta segunda-feira (06).
O evento é híbrido, com parte presencial para convidados no Hotel Renaissance, na capital paulista, de onde Pestana falou ao lado de outras autoridades. O fórum é promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras Halal), com o patrocínio da Apex-Brasil.
Pestana detalhou os planos à reportagem da ANBA. O Brasil já é um fornecedor reconhecido de proteína animal halal, o que foi conquistado especialmente por grandes companhias produtoras do setor, mas quer ganhar espaço também em novos produtos e inserir os pequenos negócios nesse mercado. “A ideia é acrescentar essa grande dimensão halal na qualificação de micro e pequenos empresários brasileiros”, disse.
A Apex-Brasil lidera um programa de qualificação do exportador brasileiro chamado Peiex e o objetivo é oferecer treinamento e formação em halal por meio dessa iniciativa, onde devem ser atingidos muitos micro e pequenos empresários. A agência também firmou acordo com a Câmara Árabe recentemente, que será parceira da Apex-Brasil para as ações que envolvem o tema do halal, como essa qualificação do exportador.
Para exportar mais
A Apex-Brasil é vinculada ao Itamaraty e trabalha para promover as exportações brasileiras, atrair investimentos estrangeiros diretos ao Brasil e contribuir para a internacionalização das empresas. A qualificação das companhias, principalmente as iniciantes na exportação, é parte do trabalho. Com o halal, a ideia é formar as pequenas empresas do agronegócio, aquelas que ainda não têm expertise nesse mercado como as grandes exportadoras, além de negócios de outros setores, como cosméticos, turismo e setor financeiro. “É um mundo a desbravar”, afirma.
Pestana acredita que esse mercado motivará os empresários. “Fico espantado quando vejo os números, essa dimensão, são dois bilhões de pessoas (muçulmanos no mundo), é um mercado impressionante e um comércio que já está crescendo, quase US$ 5 trilhões, é algo muito impressionante, essa é uma mensagem fundamental a passar para nossos clientes, para os empresários exportadores brasileiros”, afirmou Pestana em seu discurso no fórum. A Apex-Brasil já aborda o halal em cerca de 20 das suas ações e programas, mas deve ampliar a atuação na área.
Além de trazer os pequenos empresários para a qualificação em fornecimento de halal, a agência também planeja montar uma estratégia de exploração desse mercado segundo suas divisões regionais. “Ter uma estratégia para esses produtos em grandes regiões para complementar o olhar setorial”, explicou Pestana à ANBA. Segundo o presidente da Apex-Brasil, isso será feito por meio dos escritórios da agência, as embaixadas, os consulados e os adidos agrícolas do Brasil em outros países, e associações com braços internacionais, além da colaboração da Câmara Árabe para os países árabes. Mas a ideia é explorar o mercado halal não apenas entre as nações árabes, mas nas demais regiões onde há comunidades de muçulmanos, desde África Subsaariana até Américas e outros.
Política externa
Na abertura do fórum, Pestana afirmou que o Golfo é uma prioridade na política externa brasileira. A região tem população majoritariamente muçulmana e consome especialmente produtos halal. “Fico feliz em dizer que não é só uma prioridade para a Apex, é uma prioridade da política externa e eu fico muito feliz em trazer aqui essa mensagem, que é uma mensagem do chanceler Carlos França”, disse.
Pestana citou as viagens do presidente Jair Bolsonaro ao Golfo em 2019 e neste ano como uma demonstração dessa prioridade. Há dois anos, Bolsonaro esteve nos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Catar. Neste ano foi aos Emirados, Catar e Bahrein. Nos Emirados, entre as atividades do presidente esteve a visita à Expo 2020 Dubai, exposição universal na qual o pavilhão brasileiro está a cargo da Apex-Brasil.
O fórum Global Halal Brazil segue até a quarta-feira (08) e pode ser acompanhado pela internet no site do evento ou no YouTube da Câmara Árabe. Há tradução simultânea para o português e o inglês.
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