São Paulo – O novo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), David Barioni Neto, tomou posse do cargo na terça-feira (24), em Brasília. Ele foi empossado na reunião do Conselho Deliberativo, que será presidido pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro Neto.
Barioni é administrador de empresas e foi vice-presidente da Gol Linhas Aéreas e presidente da TAM Linhas Aéreas, além de ser integrante dos conselhos de administração de empresas e instituições de ensino. Em nota divulgada pela Apex-Brasil, o ministro Monteiro afirmou que a agência trouxe uma pessoa com experiência no setor privado, “com uma visão e uma compreensão do que representa a inserção internacional do Brasil, das circunstâncias externas ao país e de como se operam os fluxos de comércio no mundo”.
Barioni afirmou que terá uma gestão focada na eficiência e com visão expansionista. Também afirmou que os mercados prioritários serão Estados Unidos, América do Sul, Ásia e África. O presidente da Apex-Brasil é indicado pela presidente da República para exercer o cargo por quatro anos.

