Da redação
São Paulo – Com o objetivo de agregar valor e ampliar as exportações do setor de borracha de São Paulo, o presidente da Agência de Promoção das Exportações do Brasil (Apex), Juan Quirós, e o presidente do Sindicato da Indústria de Artefatos de Borracha no Estado de São Paulo (Sindibor), Edgard Solano Marreiros, assinam hoje (15) convênio de cooperação técnica e financeira.
Com investimentos de R$ 1,3 milhões e ações de promoção, o setor espera aumentar as exportações em curto prazo. A meta é ampliar de 17 para 25 o número de empresas exportadoras no estado ainda este ano, bem como aumentar o valor das exportado em artefatos de borracha de U$ 560 mil para US$ 610 mil. Entre os principais mercados alvo estão Emirados Árabes Unidos, Argentina, Chile, Peru, Alemanha, França e Estados Unidos.
A primeira oportunidade que os empresários brasileiros terão de manter um contato estreito com os importadores, após a assinatura do convênio com a Apex-Brasil, será em abril, durante a realização da Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha (Expobor) e da Feira Internacional de Tecnologia e Equipamentos para Reformas de Pneus (Recaufair), no Expo Center em São Paulo. São esperados para os eventos representantes de 30 países.
Com cerca de 1.400 empresas, 90% de pequeno porte, o setor nacional de artefatos de borracha apresentou em 2003 um resultado líquido de US$ 1,37 bilhão, dos quais 10,3% obtidos com a exportação. A área automobilística representa 52% dos negócios do segmento e deve crescer de 4% a 5% em 2004. O mercado de borracha no Brasil gera 41 mil empregos diretos, 25 mil só no Estado de São Paulo, e possibilita a ocupação indireta de 110 mil profissionais.
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Sindibor
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