São Paulo – O programa Tradings do Brasil, lançado em abril pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) para facilitar e aumentar a participação de pequenas e médias empresas no mercado externo, já conta com 516 empresas comerciais exportadoras e tradings participantes. A Apex está fazendo um cadastro, que tem como meta abranger mil empresas até o final do ano.
"Desde o lançamento do projeto, esse diretório foi uma das grandes evoluções. (Ele) se tornou uma ferramenta eficaz para facilitar a busca por uma trading”, afirmou o gestor de Promoção Comercial da Apex, Maurício Manfré. Segundo ele, o diretório tem dupla mão de utilização, pois pode ser consultado, no portal do projeto, por empresas do exterior interessadas em importar do Brasil como por pequenas e médias empresas brasileiras que querem entrar no mercado externo e procuram uma trading para ajudá-las.
As empresas cadastradas no diretório têm que ter no mínimo dois anos de experiência no mercado externo e exportar um valor mínimo de US$ 40 mil por ano. Para achar uma trading no diretório, que está disponível em três idiomas: português, inglês e espanhol, é possível pesquisar por razão social, produto, país de destino ou por estado de origem. “Tudo para facilitar a busca”, acrescentou Manfré.
De acordo com ele, o projeto está sendo trabalhado em três frentes. A primeira é do lado social, para facilitar que micro e pequenas empresas entrem no mercado externo pelas tradings e gerem novos postos de trabalho. A segunda é o lado setorial, aproximando as entidades de classe das tradings, como ocorreu quarta-feira (22) em São Paulo, onde 18 associações setoriais e 35 tradings se reuniram para se apresentar.
“Isso abre oportunidades para se criar empresas comerciais exportadoras mais especializadas”, disse Manfré, que participou do evento. Por último, vem a frente das questões políticas, que estão sendo trabalhadas em conjunto com a Faculdade Getúlio Vargas (FGV), responsável por levantar dados setorias que vão servir para ajudar a solucionar gargalos e problemas de logística.
Manfré disse ainda que a divulgação do projeto na mídia está sendo positiva e que tem colaborado para que as empresas se informem mais do projeto e se cadastrem no programa. Segundo ele, as exportações das 500 companhias já cadastradas somam cerca de US$ 3 bilhões. “No Brasil, hoje, as exportações das tradings representam 10% das vendas externas brasileiras”, disse ele, lembrando do faturamento de US$ 20,7 bilhões das tradings e empresas comerciais exportadoras.
Serviço
Site: www.tradingsdobrasil.com.br

