São Paulo – Importadores de países árabes viajaram ao Brasil a convite da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) nesta semana para negociar com empresas brasileiras de alimentos e outros produtos de supermercados. Um total de 35 compradores internacionais foram chamados, dos quais quatro dos Emirados Árabes Unidos, um da Jordânia e um da Arábia Saudita.
Entre os dias 15 e 18 de maio, os importadores participaram de rodadas de negócios no Hotel Unique pelas manhãs. Pela tarde, circularam pela feira supermercadista Apas Show, tudo na capital paulista. As mesmas 100 empresas brasileiras que tiveram reuniões com os importadores são expositoras em espaço organizado pela ApexBrasil.
A empresa Safco, dos Emirados Árabes Unidos, participou da ação. A companhia, que atende principalmente o food service, já importa do Brasil, mas quer diversificar as compras. O gerente de Categoria na Divisão de Importação da Safco, Pankaj Mamnani (foto acima), disse que a empresa sempre busca inovações e soluções para seus clientes do food service.
A Safco compra do Brasil produtos como carne bovina, carne de frango e açaí, entre outros. “Já fazemos muitos negócios com o Brasil e com a ajuda da ApexBrasil sempre encontramos novos produtos”, falou Mamnani para a ANBA. O executivo afirma que encontrou bons produtos e variedade grande nas rodadas de negócios no Brasil. Além de atender o food service nos Emirados Árabes Unidos, a Safco exporta para mais de 60 países.
Industrializados
A seleção dos compradores estrangeiros foi feita pela ApexBrasil por meio dos escritórios regionais no exterior. As empresas brasileiras foram selecionadas com base nas demandas dos importadores. Participaram, assim, companhias nacionais de vários perfis, desde pequenas até cooperativas e grandes empresas, todas já com experiência na exportação.
“As empresas estão bem animadas com a receptividade dos produtos, algumas lançando novas linhas. Pelas conversas que tive, estão bem animadas com os compradores e com a feira em si”, disse para ANBA a coordenadora de Agronegócio na ApexBrasil, Paula Soares. O foco da iniciativa é a diversificação da pauta exportadora brasileira. Os produtos oferecidos são industrializados ou têm algum beneficiamento. Além de alimentos, fazem parte da ação empresas brasileiras de produtos de higiene, limpeza e cosméticos, também comercializados em supermercados.
Oriente Médio
O gerente regional para Oriente Médio e Norte da África (Mena) do escritório da ApexBrasil para Oriente Médio, Norte da África e Índia, Antonio Braga, afirma que entre os compradores vindos do Oriente Médio estão empresas voltadas ao varejo e outras com foco em food service, que atendem grandes redes hoteleiras. A maioria tem plataforma bem consolidada de e-commerce. “São empresas que oferecem a oportunidade de um canal mais acessível para as empresas brasileiras”, afirma ele sobre o food service. “Setenta por cento das que trouxemos do Oriente Médio são empresas grandes, de tamanho considerável, uma delas trabalha com 8 mil códigos de barra”, diz.