São Paulo – O aplicativo Apontador Trânsito, serviço de informação sobre o trânsito nas cidades de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, será premiado na próxima terça-feira (6), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O projeto brasileiro é um dos escolhidos na categoria Mídia e Notícias do World Summit Award (WSA) Mobile Content, prêmio de conteúdo eletrônico e aplicativos para tecnologia da informação e comunicação (TIC), cujo encontro mundial ocorre entre os dias 5 e 8 de dezembro, no país árabe.
O Apontador Trânsito foi, assim como outras iniciativas brasileiras da área, convidado para concorrer ao prêmio pela organização do WSA. O organismo mantém especialistas em diversos países que fazem a seleção dos concorrentes. De acordo com Rafael Siqueira, diretor de tecnologia e fundador do Apontador, o aplicativo foi considerado um dos mais inovadores no concurso. Entre os brasileiros, ele foi, também, o único ganhador.
Siqueira ficou sabendo do resultado há cerca de três semanas e vai receber o prêmio em Abu Dhabi semana que vem. O diretor de tecnologia explica que o Apontador Trânsito foi escolhido por seu conteúdo e conceito. O serviço oferece, em iPhones, iPods ou até mesmo televisores com conectividade à internet, informações sobre o trânsito em ruas e avenidas das capitais paulista, mineira e fluminense, indicando as partes congestionadas ou mesmo mostrando imagens de determinadas ruas e pontos da cidade.
O prêmio do WSA elege as cinco melhores iniciativas em oito categorias. O Apontador Trânsito foi um dos escolhidos em Mídia e Notícias. Os demais escolhidos nesta área foram projetos da Austrália, Reino Unido, Finlândia e Rússia. Ainda foram escolhidos aplicativos nas áreas de Negócios e Comércio, Governo, Educação à distância, Entretenimento e Estilo de Vida, Turismo e Cultura, Meio Ambiente e Saúde, além de Inclusão. Entre os árabes houve ganhadores do Egito, Bahrein, Tunísia e Emirados.
De acordo com informações do WSA, foram avaliados conteúdo, interface, interatividade, concepção e realização técnica. O objetivo da iniciativa é promover os melhores e mais inovadores projetos para conteúdo eletrônico e para a área de tecnologias de informação e comunicação e divulgá-las globalmente. O WSA foi criado em 2003, no âmbito da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação da Organização das Nações Unidas (ONU) e é organizado por uma rede global de colaboradores nos mais de 160 países membros.

