São Paulo – Após a conclusão do censo populacional de 2024, o governo do Iraque utilizará os dados coletados na pesquisa nacional para desenvolver ações de apoio para sua população. O Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) anunciou na quinta-feira (28) uma revisão dos seus programas em parceria com o Ministério do Planejamento e ações que deverão ser adotadas a partir deste ano.
Dados coletados no censo resultarão em uma série de medidas previstas para a partir deste ano. Entre estas medidas, estão realizar estudos temáticos, atualização dos sistemas de registro civil e de estatísticas, expansão da proteção financeira para a saúde de mulheres e crianças dentro do sistema nacional de seguro saúde e ampliação da defesa jurídica para proteção contra a violência.
O censo mostrou que o Iraque tem população de 45,4 milhões de habitantes. A partir deste levantamento durante o ano de 2025 foi possível fazer análises da sua dinâmica populacional, implantação de política públicas, promover o marco legal para combater a violência contra mulheres e meninas e integrar as prioridades da juventude nos programas de saúde e proteção.
A reunião ocorreu simultaneamente nas cidades de Bagdá e Erbil com representantes do governo Federal, do governo regional do Curdistão e de parceiros internacionais.
Leia mais:
Iraque tem população de 45,4 milhões de habitantes


