São Paulo – O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil (Mdic), Geraldo Alckmin, atualmente presidente em exercício, falou por vídeo na abertura do Global Halal Brazil Business Forum (GHB) nesta segunda-feira (27) e relacionou o desempenho comercial que o Brasil tem no mercado de produtos halal com a forma com que o País lida com as culturas e religiões. O GHB ocorre nesta segunda-feira e terça-feira (28) no WTC Events Center, na cidade de São Paulo.
O presidente em exercício lembrou que o Brasil é o maior produtor mundial de carne halal e disse que o País muito se orgulha disso. “O Brasil se coloca como principal fornecedor por uma questão que tem muito a ver com o nosso jeito brasileiro de ser: aqui valorizamos e respeitamos todas as culturas e religiões, com quem aprendemos, convivemos em harmonia, negociamos e crescemos”, falou.
O mercado halal é formado por produtos que são feitos de acordo com as regras do Islã e voltados aos muçulmanos. “Trata-se de um mercado de consumo islâmico de mais de 60 países, com 1,9 bilhão de consumidores e um movimento estimado em US$ 3 trilhões anuais”, destacou. “Tenho certeza de que este importante evento irá aumentar ainda mais o diálogo e a cooperação entre todos os participantes”, disse.
Finalizando seu discurso, o vice-presidente saudou William Adib Dib Junior, presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, e Mohamed Hussein El Zoghbi, presidente da Fambras Halal Certificadora. A instituição de comércio e a empresa de certificação halal são as promotoras do fórum GHB. O evento acontece de forma presencial e pode ser acompanhado também online.
O GHB tem como patrocinadores MBRF (Marfrig – BRF), MODON (Saudi Authority for Industrial Cities and Technology Zones), Seara, CaraPreta Carnes Nobres, EcoHalal, Emirates, Grupo MHE9, Laila Travel e Prime Company, SGS, com catering da Água Mineral Frescca e Pão & Arte Frozen Bread.
São parceiros estratégicos Islamic Chamber of Commerce and Development (ICCD) e Islamic Chamber Halal Services (ICHS). Também há apoio institucional da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Brazilian Beef, Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Brazilian Chicken, International Halal Academy e União das Câmaras Árabes (UAC).
Leia também:
Lideranças islâmicas estarão em fórum no Brasil


