São Paulo – O 18º Salão de Negócios de Moda e Design Rio-à-Porter, que acontece entre os dias 30 de maio e 02 de junho, na capital fluminense, terá a presença de 25 compradores internacionais, entre eles, a empresária Dina Ghorayeb, sócia da loja "Praias", que vende biquínis brasileiros em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
De acordo com a assessoria de comunicação da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Dina tem interesse em importar roupas femininas básicas, moda casual e moda praia. Durante o evento, 169 marcas brasileiras estarão expondo seus produtos em um espaço de 8.750 metros quadrados. O Rio-à-Porter acontece paralelamente ao Fashion Rio, um dos principais eventos do calendário de semanas de moda do Brasil, que contará com 29 desfiles de grifes nacionais.
Os encontros de negócios no Rio-à-Porter fazem parte do Projeto Comprador, promovido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Entre as grifes brasileiras que estarão presentes ao evento estão nomes como Natural Cotton Color, Basthianna, Bianca Marques, Datskat e My Philosophy, que realizarão desfiles dentro do salão de negócios.
O evento contará ainda com um ciclo de palestras que abordará temas como "Inovação para o Design", "Macro Tendências de Comportamento e Consumo" e "Branding e Marketing Sensorial no Caminho da Moda", entre outros. Além da empresária dos Emirados Árabes, o Rio-à-Porter também receberá compradores de países como Nova Zelândia, Portugal, Bélgica, Holanda, Rússia, Alemanha, Estados Unidos, Irlanda, Peru, Reino Unido e Espanha.
Do Brasil para o Líbano
Outra empresa brasileira que participa desta edição do Rio-à-Porter é a Mali, da empresária Ana Moretti. Há sete anos, ela vende suas peças de moda praia e fitness para a loja de multimarcas Symbiose, no Líbano. São cerca de três mil biquínis, saídas de banho e roupas de ginástica enviadas ao país árabe a cada ano.
Ana conta que as peças que são exportadas para a loja libanesa são todas vendidas às mulheres árabes em um período de quatro meses. Os modelos exportados para lá são os mesmos produzidos para comercialização no mercado brasileiro. "Ela compra todo o nosso catálogo, com 20 a 25 estampas, e também as cores lisas", diz a empresária.
Além do Líbano, Ana também exporta para Espanha, França, Argentina, Portugal e o estado do Havaí, nos Estados Unidos. Estes dois últimos são os seus principais clientes externos. Atualmente, ela dedica 40% de sua produção de vinte mil peças por mês para as exportações, mas diz que esta fatia já chegou a 80%. "Em 2001, ganhamos o prêmio de maior exportador do Mercosul em linha praia, em volume", destaca. O prêmio é promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
A empresária diz que tem um interesse muito grande em expandir suas vendas a outros países do mundo árabe. "É um produto muito bem aceito lá", afirma. Suas peças são exportadas pelo preço médio de US$ 40 por biquíni e US$ 52 pela saída de banho. "Para cada biquíni, tenho sempre um complemento", aponta.
No período de janeiro a abril de 2011, as exportações do setor de moda para os 22 países árabes somaram US$ 8,55 milhões, um aumento de 18,47% em relação ao mesmo período de 2010, quando as vendas foram de US$ 7,21 milhões.
Contato:
Mali
Telefone: +55 (21) 3333-5877
E-mail: financeiromali@globo.com
Site: www.malibeachwear.com.br

