São Paulo – As rodadas de negócios realizadas pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira na Nova Equipotel, feira de hotelaria em São Paulo, renderam contatos positivos para os compradores árabes que participaram. “Achei excelente os contatos que fiz. Com certeza vou fechar negócios com o Brasil”, afirmou a gerente da divisão de fornecimento para hotéis e restaurantes da companhia Med.I.C.A, da Jordânia, Rana Khoury.
Outra importadora que ficou satisfeita foi a gerente de projetos da Baal, do Líbano, Hasmig Krikorian. “Fiquei muito interessada numas quatro empresas. Elas atendem bem ao que eu estava procurando”, disse ela, que busca por produtos e objetos de decoração. Segundo ela, as empresas da Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração (Abimad) foram as que mais agradaram.
Uma das companhias brasileiras que fez sucesso com os importadores árabes foi a Kos Acrílicos, de São Paulo. Tanto Rana quanto o egípcio Tarek Amin, da Taco, pediram amostras de alguns produtos e elogiaram a qualidade das peças. “Eu amei a qualidade dos produtos”, disse a gerente da Jordânia. Segundo ela, os hotéis estão preferindo trabalhar com utensílios de acrílico para servir na piscina, por exemplo.
A Kos ainda não exporta para o mercado árabe, mas já está presente na América do Sul, Caribe e Europa. Segundo o proprietário da empresa, Evandro Lobo, diversos representantes árabes já procuraram a companhia. “Eles demonstram bastante interesse”, disse ele, que produz copos, pratos, tigelas, taças e talheres em acrílico colorido.
De acordo com o empresário egípcio Amim, o segundo dia da rodada foi muito melhor que o primeiro, e ele pôde fazer mais contatos com empresas de seu interesse, as fabricantes de porcelanas, vidros, cerâmicas e acrílico. Uma delas foi a Porto Brasil, de cerâmica. “Esse foi o nosso primeiro contato com o mercado árabe e ficamos bastante animados com os encontros”, afirmou o representante do departamento comercial da empresa, André de Carvalho. Segundo ele, os aparelhos de jantar produzidos pela Porto Brasil são arrojados e têm design diferenciado, o que agradou os árabes.
Na seara dos alimentos, Joyel Sebastian, da Shura Trading, de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, gostou muito de dois produtos, o néctar de banana em lata pronto para beber e a água aromatizada de abacaxi. “Achei bem diferente e são novidades para o mercado árabe”, disse. Sebastian disse ainda que se interessou por achocolatado em pó, guaraná, geléias e concentrado de suco de caju.
Nos dois dias de rodadas foram realizados mais de 70 encontros entre importadores árabes e fornecedores brasileiros. A Equipotel, que começou segunda-feira, segue até hoje no Pavilhão do Anhembi.