São Paulo – Produtores e representantes de empresas do Marrocos e da Tunísia querem colocar seus produtos no varejo brasileiro e nesta semana participam da feira da Associação Paulista de Supermercados (Apas). O evento foi aberto nesta segunda-feira (04) e vai até quinta (07) no Expo Center Norte, em São Paulo. Quatro companhias tunisianas e uma marroquina que representa outras cinco instituições estão no estande organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Uma companhia que produz azeite na Tunísia, a Al Jazira, tem estande próprio. A empresa ganhou recentemente o prêmio de melhor azeite de oliva embalado do país árabe concedido pelo Ministério da Indústria.
Gerente comercial para a América do Sul da Midcom International, de Túnis, Kamel Fhoula trouxe azeites, azeitonas e tâmaras. “Este é o segundo ano que participamos da Apas, em um espaço maior e com mais empresas. O mercado aqui no Brasil é interessante e precisamos investir nele. Foi por este motivo que retornarmos, após a apresentação de 2014. Para nós, é um mercado novo, não é fácil. Os brasileiros são fieis às marcas que já conhecem, mas temos que conseguir mostrar nosso produto. Acredito que seja possível embarcar entre dois e cinco contêineres por ano para cá”, afirmou.
Gerente-geral da Carthagenna International Trading, também de Túnis, Ines Ben Ghorbal trouxe produtos que ainda não existem no mercado brasileiro, como um cereal matinal feito à base de cacau e só produzido na Tunísia. Massas e cuscuz feitos no país do Norte da África também estão no portfólio da empresa, que participa da feira pela primeira vez.
“Começamos a exportar para países europeus, como Bélgica e França, e hoje também vendemos ao Marrocos. Buscamos ampliar nossas exportações e acreditamos no potencial do mercado brasileiro. Os produtos com que trabalhamos têm qualidade e bom preço. São competitivos”, disse Ghorbal.
Cofundador e representante local da Global Olives, do Marrocos, Karim Sebti representa produtores de azeite, azeitonas, óleo de argan, que é utilizado na fabricação de cosméticos, e mel. “Existe demanda para o crescimento dos negócios entre o Brasil e o Marrocos. Aqui na feira espero conhecer mais o setor, manter contato com os principais atacadistas, ver como funciona a distribuição dos alimentos. Temos um produto de grande valor agregado e com ele queremos desenvolver a marca Marrocos”, afirmou.
Promoção tunisiana
Representantes do governo tunisiano também estão no Brasil nesta semana. Na Apas, o vice-gerente-geral do Centro de Promoção das Exportações da Tunísia (Cepex, na sigla em francês), Riadh Attia, disse que o país do Norte da África tem a política de diversificar os destinos de suas exportações. Ele observou que o país exporta 70% dos seus produtos para a Europa, mas aposta nos negócios com o Brasil devido às boas relações entre as duas nações. Attia observou, contudo, que os produtos tunisianos ainda precisam ganhar visibilidade aqui.
“Viemos com empresas no ano passado e agora temos uma participação maior. Queremos conquistar mercado aqui, sabemos que as vendas do azeite estão crescendo e que há oportunidades. Por outro lado, há grandes oportunidades ao se investir na Tunísia, que oferece acesso à África e que pode ser um parceiro importante aos investidores”, declarou o executivo do Cepex.
O vice-presidente de Comércio Exterior da Câmara Árabe e cônsul honorário da Tunísia em São Paulo, Rubens Hannun, observou que os empresários e representantes do governo tunisiano buscam ampliar os negócios com o Brasil no momento da retomada do conselho empresarial Brasil-Tunísia, que foi criado em 2002. “Eles estão com disposição [de investir e exportar] e o Brasil é um país estratégico. Essa relação tem como crescer porque os tunisianos têm produtos ótimos. Mas é preciso que esse esforço tenha continuidade”, ressaltou.
Serviço
Feira Apas
Expo Center Norte, Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo – SP
Terça-feira (05) e quarta-feira (06), das 14h às 22h; quinta-feira (07), das 14h às 20h
Informações: http://feiraapas.com.br/


