Riad – O Fundo Árabe para Desenvolvimento Econômico e Social deve lançar um novo Observatório da Água visando impulsionar investimentos em soluções sustentáveis para a questão da água em todo o mundo árabe. O anúncio foi feito na COP16, conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre desertificação que ocorre em Riad, na Arábia Saudita, até o dia 13 de dezembro.
Segundo notícia publicada no site saudita Arab News, a iniciativa pretende melhorar a coleta de dados e a acessibilidade em projetos relacionados à água. O observatório fornecerá dados e insights para instituições dos setores público e privado envolvidos com o tema ou que trabalham com ele, ajudando-as a tomar decisões acertadas para enfrentar os crescentes desafios da escassez de água.
O consultor sênior do presidente do fundo, Merza Hassan, disse que enfrentar a escassez de água requer bilhões em investimentos, mas que esses recursos financeiros devem ser alocados estrategicamente para um impacto significativo e de longo prazo. Ele sugeriu a colaboração, por exemplo, para abordar o consumo excessivo e garantir a sustentabilidade da água na região para as futuras gerações.
Questão crítica
A medida está alinhada com o compromisso contínuo do Fundo Árabe para Desenvolvimento Econômico e Social de combater a escassez de água, uma questão que é crítica entre os países árabes. Na região, 12 nações enfrentam grave escassez de água. O objetivo é que o observatório, além de promover a colaboração, ajude a atrair investimentos para resolver desafios urgentes na área no mundo árabe.
Leia também:
Riad: COP16 garante US$ 2 bi para enfrentar seca