Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – Os países árabes compram 30% das exportações brasileiras de carne de frango. “É o mercado mais importante e antigo das exportações brasileiras. Estamos presentes no mercado há mais de 35 anos”, afirmou à ANBA o presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), Christian Lohbauer. Em 2007, as vendas para o Oriente Médio somaram mais de US$ 1 bilhão.
Os principais países árabes importadores da carne de frango brasileira são Arábia Saudita, Emirados Árabes, Kuwait, Omã, Barhein e Catar. De acordo com Lohbauer, o frango mais exportado para o mercado árabe é o de 900 gramas, que é de um tipo menor. “O Brasil tem uma linha de produção especial para esse mercado. Eles também são consumidores do frango empanado e de outros produtos de frango”, acrescentou.
Segundo Lohbauer, o mercado árabe é o destino mais sofisticado das vendas brasileiras de carne de frango, junto com o Japão. “O Brasil é um dos únicos países que tem capacidade e competitividade para exportar carne halal aos árabes”, disse. Em 2007, a Arábia Saudita foi o segundo maior importador do produto brasileiro, com 466 mil toneladas, atrás do Japão, com 520 mil toneladas importadas. De acordo com o presidente da Abef, as exportações para o Oriente Médio em 2007 ficaram em torno de 1,2 milhão de toneladas.
Para continuar o trabalho de promoção no mercado árabe, a Abef vai participar pela segunda vez da Gulfood, feira do setor de alimentos, que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 24 e 27 de fevereiro. “Foi uma das melhores feiras que a gente já participou porque, além de compradores árabes, tem compradores da Ásia e da Europa”, disse Lohbauer. Segundo ele, desde a primeira participação na mostra a entidade resolveu fazer do emirado uma “parada permanente”.
Outra idéia da Abef é participar de uma missão para Arábia Saudita no primeiro semestre de 2008, que será realizada pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira com o apoio da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (Apex). A entidade pretende participar institucionalmente e ainda levar alguns empresários para a missão.
De acordo com Lohbauer, as exportações brasileiras de frango também têm como destino outros países árabes, como Jordânia, Iraque e Egito. No entanto, para o Egito, as vendas são periódicas. Segundo ele, o produto brasileiro também é distribuído para o mercado árabe através de Dubai, que é um grande centro de distribuição da região, e pelo Kuwait.

