São Paulo – Uma comitiva com autoridades e executivos árabes esteve no Centro de São Paulo nesta terça-feira (05) para conhecer a arte que está sendo produzida em homenagem à imigração árabe ao Brasil e aos 70 anos da fundação da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. A rua é simbólica para a colônia árabe no Brasil por ser o local onde os árabes estabeleceram suas lojas na chegada ao País.
Uma queima de fogos foi realizada, além da projeção de imagens artísticas no prédio onde a arte será concluída. A delegação que acompanhou a apresentação da obra está no Brasil em função do Fórum Econômico Brasil & Países Árabe, promovido pela Câmara Árabe. A instituição patrocina o projeto artístico com apoio da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras) e da Cdial Halal.
A obra feita pelo artista Pagú ficará na fachada do Edifício Garagem Automática Senador, próxima à esquina da Rua 25 de Março com a Senador Queirós. A curadoria do projeto é de Fernanda Bueno, que realizou a pesquisa com Heloísa Abreu Dib. O projeto é da Axé no Corre Produções, empresa de Pagú e Bueno.
Leia mais: Artista Pagu produz obra em homenagem a imigrantes árabes
A comitiva também visitou a Bienal Internacional do Livro de São Paulo nesta terça-feira, após a passagem pelo Centro de São Paulo. Entre os presentes, estiveram diplomatas e executivos como o secretário-geral da União das Câmaras Árabes, Khaled Hanafy, o presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, e o secretário-geral da entidade, Tamer Mansour.
Eles visitaram o estande da Fambras. O espaço é dedicado ao Islam, e destaca a história e invenções de muçulmanos que se destacaram em diferentes áreas. As criações resultaram em uma exposição que conta com nomes como Mariam Al-Ljliya, inventora do astrolábio, equipamento amplamente utilizado na navegação e na astronomia que serviu de base para o GPS.
Outro destaque do estande é o gibi “Khalil”, que está em sua oitava edição e tem como público-alvo as crianças e pré-adolescentes. A obra é, segundo a Fambras, a primeira HQ brasileira que fala sobre o Islam e aborda temas ligados à religião através do personagem principal, um adolescente brasileiro muçulmano.
A comitiva foi recebida pela equipe da Fambras, que entregou materiais informativos que estão sendo distribuídos aos visitantes da feira. O evento foi encerrado com um coquetel, que contou com a apresentação do músico sírio Rajana Olba e da cantora Nazelie Bozian. Ainda no evento, a artista Maryam Souza produziu telas ao vivo. A Bienal acontece na capital paulista até o dia 10 de julho, no Expo Center Norte.