São Paulo – Os árabes também estão de olho em medalhas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, cuja cerimônia de abertura ocorre na noite desta sexta-feira (05) no Maracanã.
A Argélia, por exemplo, espera ter sua melhor participação desde as Olimpíadas de Sydney, em 2000, quando conquistou cinco medalhas, sendo uma de ouro. A delegação argelina conta com 64 atletas, a participação mais importante do país, segundo agência de notícias Algérie Presse Service (APS), sendo 18 integrantes da seleção de futebol. Entre os destaques da equipe está o vencedor dos 1.500 metros rasos em Londres 2012, Taoufik Makhlouf.
A Tunísia estará representada também por mais de 60 atletas, que vão competir em 17 modalidades, sendo dois esportes coletivos e 15 individuais. A principal aposta é o nadador Oussema Mellouli, ouro na maratona aquática e bronze nos 1500 metros nado livre em Londres, e ouro nos 1500 metros em Pequim 2008, além da corredora Habiba Ghribi, vencedora da prova de 3 mil metros com obstáculos em Londres.
O Egito participa com 122 atletas, sua maior delegação nos Jogos, segundo o site do jornal egípcio Al Ahram. Destaque para o pentatleta Amro El Geziry, medalhista de prata no campeonato mundial há dois anos; o boxeador Hossam Bakr, bronze na categoria peso médio em campeonato mundial no ano passado; a lutadora de taekwondo Heydaya Malak, vencedora do Grand Prix do México na categoria de 57 quilos em 2015; e o halterofilista Tarek Yehia, bronze em Londres.
De acordo com a agência Maghreb Arabe Presse (MAP), o Marrocos quer ocupar também um lugar de destaque no quadro de medalhas da Rio 2016. O país participa com 49 atletas em 13 modalidades.
Já o Catar terá 38 participantes em 10 esportes, segundo a Qatar News Agency (QNA). O país inicia sua jornada nesta sábado (06) com atletas inscritos em provas de natação, tênis de mesa, boxe, vôlei e vôlei de praia. A Arábia Saudita, por sua vez, trouxe uma delegação com sete integrantes que vão disputar provas de atletismo, judô, tiro com arco e levantamento de peso, de acordo com a Saudi Press Agency (SPA).


