São Paulo – Ministros de Relações Exteriores dos países árabes e sul-americanos se reuniram na quarta-feira (23), em Nova York, paralelamente à 64ª Assembléia Geral das Nações Unidas. Segundo o Itamaraty, o encontro marcou a inauguração do conselho conjunto de chanceleres dos dois blocos, previsto na Declaração de Doha, aprovada na 2ª Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa), realizada no Catar em maço deste ano.
A pauta da reunião incluiu uma avaliação das iniciativas conjuntas realizadas até agora, especialmente as resultantes da Declaração de Doha; a definição de um calendário de eventos futuros, incluindo um encontro de altos funcionários dos governos das duas regiões, outro voltado à área de energia e um terceiro focado em ciência e tecnologia; e, por fim, a situação da Palestina.
De acordo com o Itamaraty, todos os países das duas regiões – 22 árabes e 12 sul-americanos – enviaram representantes à reunião, sendo 14 deles ministros de Relações Exteriores. O chanceler brasileiro, Celso Amorim, foi um dos participantes.

