São Paulo – Mais um capítulo da Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa) vai ocorrer esta semana, em Brasília, onde será realizada, hoje (01) e amanhã, a segunda reunião de ministros da área social das duas regiões. O objetivo é debater ações conjuntas.
De acordo com informações do Itamaraty, deve ser aprovado um “plano de ação” apresentado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) do Brasil.
Tal plano, segundo o Ministério das Relações Exteriores, tem como meta a implementação das propostas de cooperação discutidas na primeira reunião do setor, ocorrida no Cairo, capital do Egito, em 2007.
Entre essas propostas, de acordo com o Itamaraty, está a criação de uma plataforma de internet comum entre os ministérios para troca de informações sobre desenvolvimento social.
Segundo o site da Aspa na internet, entre os temas do encontro estão também o combate à fome, redução da pobreza, integração social, a Convenção Internacional sobre Pessoas com Necessidades Especiais, proteção de grupos vulneráveis e métodos de implementação das Metas do Milênio das Nações Unidas.
O Brasil já vem trocando experiências com países árabes na área social, especialmente sobre o Bolsa Família, programa de transferência de renda do governo brasileiro.

