São Paulo – No primeiro dia da Apas Show 2022, a maior feira supermercadista da América Latina, os expositores árabes que participam nos dois estandes da Câmara de Comércio Árabe Brasileira se mostraram confiantes e com altas expectativas de negócios. No total, são 26 empresas dos Emirados Árabes, Jordânia, Egito e Tunísia. Elas estão expondo produtos como café, azeitonas, uvas passas, tâmaras, azeite, doces árabes, ervas e especiarias e até embalagens.
A Hamwi, uma empresa de café da Síria estabelecida em Dubai, é uma das expositoras. Yassin Al Hamwi é o gerente de Desenvolvimento de Negócios da companhia e neto do fundador. Ele contou à ANBA que a empresa produz todo tipo de café, com exceção de cápsulas. Café árabe, turco, solúvel, café líquido engarrafado para misturar com água quente, café gelado em lata e o tradicional café em grãos e moído. Esta é a primeira vez que a empresa participa da feira supermercadista do Brasil. O objetivo é começar a exportar para toda a América Latina. “Somos a maior fábrica de café do Oriente Médio e Norte da África (Mena, na sigla em inglês), fazemos a torra, a moagem e a embalagem e esperamos abrir esse mercado da América Latina, começando pelo Brasil”, disse Hamwi.
A princípio, o foco dele é vender o café turco, muito consumido pela comunidade árabe-islâmica no País, bem como as latinhas de café gelado, nos sabores original, mocha, baunilha, caramelo e amêndoas. Hamwi disse que sua marca de café gelado é líder no Oriente Médio, e que também é vendida na Alemanha, Holanda e em breve, no Reino Unido. Os demais produtos de café são vendidos para 25 países. “Viemos para conhecer melhor o mercado e saber o que vocês precisam”, disse Hamwi sobre a participação na Apas Show. Ele informou que além da fabricação própria, também têm uma fábrica para private label. “Podemos manufaturar o café nos Emirados e exportar o produto para a região”, contou.
O gerente de Exportação da Falcon Pack, Nader Sayed, contou à ANBA que a empresa de embalagens com sede nos Emirados Árabes Unidos exporta para 72 países. Pela primeira vez expondo na Apas Show, Sayed espera abrir o mercado da América do Sul. A companhia de 30 anos conta com 17 fábricas só nos Emirados e já vende seus mais de 3.500 produtos para os Estados Unidos, Canadá, Caribe, Oriente Médio, África, Ásia Pacífico e Europa. Os principais produtos são recipientes de alumínio, papel alumínio, papel filme, embalagens para uso em micro-ondas e copos de papel. Mas a empresa também tem em seu portfólio produtos como sabonetes, álcool gel e detergentes.
“Já visitamos alguns clientes em São Paulo e depois da feira, vamos para o Rio de Janeiro para outras reuniões. Nosso diferencial é o custo reduzido. Esperamos entrar no mercado brasileiro e quem sabe, no futuro, ter uma fábrica aqui”, disse Sayed.
Egito
A empresa Dakahlia também expõe pela primeira vez no Brasil, e trouxe azeitonas e uvas passas para o estande na Apas Show. A gerente de Vendas da companhia egípcia, Shimaa Raafat, disse à ANBA que também vende alho seco, tâmaras medjool e cítricos e que espera abrir o mercado latino-americano e brasileiro. “Estamos visando os supermercados aqui do Brasil, gostamos de trabalhar com este setor”, disse Raafat. A Dakahlia conta com cinco fábricas espalhadas pelo Egito e já exporta seus produtos para 50 países.
Abertura
A Câmara de Comércio Árabe Brasileira marcou presença na abertura da Apas Show representada pela diretora de Marketing e Conteúdo, Silvana Gomes, o ex-presidente da entidade, Rubens Hannun, o conselheiro da instituição e cônsul honorário da Jordânia em São Paulo, Mustapha Abdouni, e o diretor William Atui, acompanhados do embaixador da Jordânia no Brasil, Maen Mesadeh, e do senador da Jordânia, Issa Murad. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, falaram na cerimônia de abertura, assim como outras autoridades e lideranças do setor de alimentos. Bolsonaro também visitou a mostra.
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