São Paulo – Cinco empresas dos Emirados Árabes Unidos estão participando da Laad Defense & Security 2013, maior feira do setor de defesa do Brasil, que ocorre até 12 de abril, no Rio de Janeiro. “É a primeira vez que temos a participação dos Emirados em um pavilhão nacional”, destaca Sérgio Jardim, diretor da mostra.
“Uma destas empresas é a Tawazun, que é uma empresa muito grande”, conta o executivo. A Tawazun Holding abrange mais de 14 companhias do setor de defesa e fabrica itens como armas, tanques e outros veículos militares.
Os outros expositores dos Emirados são a EAIG – Advanced Investments Group, fornecedora de componentes e serviços para aeronaves de defesa; Sofia Trading, que comercializa diversos equipamentos de segurança; AI Systems, de tecnologia e serviços de segurança customizados; e a organização da IDEX- International Defence Exhibition and Conference, feira de defesa que ocorre m Abu Dhabi.
Jardim conta que, dos 680 expositores presentes na feira, 70% são empresas estrangeiras. “Nossa feira é internacional e a indústria de defesa é pulverizada”, afirma. Segundo ele, há dois focos para a venda de produtos de defesa no Brasil, o militar e o de segurança pública.
“O militar é o que dá a linha do que o Brasil deve comprar no longo prazo. Assim, as empresas estrangeiras trazem os produtos que se adéquam a estas necessidades. Mas elas também querem fazer parcerias com as empresas brasileiras, pois o Brasil exige isso, que as empresas nacionais recebam tecnologia”, explica.
“A segurança pública é uma demanda dos estados e as empresas estrangeiras trazem novidades da área de segurança para participar do mercado brasileiro”, conta Jardim. Segundo ele, não é possível estimar quanto a feira deve gerar em negócios, pois as vendas, por serem feitas para o governo, dependem de licitações.
Para o diretor da Laad, o mercado brasileiro de defesa “está sendo visto como promissor para quem entende que o governo exige transferência de tecnologia para as empresas nacionais”. “Quem está interessado só em tirar pedido está fora desse perfil”, conclui.
A Laad conta com expositores de mais de 40 países, entre eles Argentina, Estados Unidos, China, Reino Unido, França, Paquistão, Áustria, Canadá e Alemanha. Mais informações sobre a mostra estão disponíveis no site www.laadexpo.com.br.


