São Paulo – Os encontros de negócio realizados na Agrishow, segundo maior evento mundial do setor agrícola, que terminou sábado (02), em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, devem render mais de US$ 12 milhões em exportações para as 34 empresas brasileiras que participaram. Foram realizadas mais de 270 reuniões com 10 importadores de 16 países, entre eles da Arábia Saudita, Tunísia e Sudão. O do Sudão fechou pedido durante a rodada.
Essa foi a 10ª edição da Rodada Internacional de Negócios da Agrishow, organizada pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). “A visita desses importadores foi bem interessante porque eles puderam entrar em contato com os produtores brasileiros, falar de preço e ver o produto aqui”, afirmou o diretor de mercado externo da Abimaq, Mario Mugnaini.
De acordo com ele, a Abimaq sempre busca diversificar os compradores estrangeiros convidados para a Agrishow. “Mas sempre tentamos trazer de países do Norte da África e Oriente Médio”, disse. No ano passado, por exemplo, participaram do evento importadores do Egito e dos Emirados Árabes Unidos. “Já trouxemos também da Síria e do Líbano”, acrescentou.
Segundo o diretor, além da feira e dos encontros de negócio, a Abimaq levou os compradores para conhecer o Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Cana do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que despertou o interesse dos sudaneses, principalmente na questão da produção do etanol. “Eles demonstraram bastante interesse”, afirmou Mugnaini, lembrando que o país árabe está começando a produzir etanol.
O assistente de Comércio Exterior da Câmara de Comércio Árabe Brasileira , André Caserta, esteve na feira para conversar com os organizadores das rodadas de negócio e tentar trazer na próxima edição um número maior de importadores árabes. “É uma feira que atende bem o perfil dos árabes”, afirmou Caserta.
725 expositores
A Agrishow, considerada a principal vitrine de tecnologia e novidades no agronegócio, foi realizada de 27 de abril a 02 de maio e reuniu 725 empresas expositores de 10 países. Foram apresentadas cerca de duas mil novidades em equipamentos, produtos e serviços, como máquinas agrícolas, tratores, colheitadeiras, pulverizadores, sistemas e equipamentos de irrigação, implementos agrícolas e rodoviários, caminhões, entre outros itens.

