São Paulo – A Arábia Saudita disse adeus à Copa do Mundo do Brasil de 2014 nesta quarta-feira (29) ao ser derrotada pela Austrália na última rodada da terceira fase das Eliminatórias Asiáticas. Também nesta quarta-feira (29), Catar, Líbano, Omã, Iraque e Jordânia se classificaram para a próxima etapa. O Catar tem como técnico o brasileiro Paulo Autuori.
A Arábia Saudita dependia apenas dela mesma para avançar à quarta fase das Eliminatórias na partida realizada contra a Austrália fora de casa. Mesmo assim, perdeu por 4 a 2. Os australianos chegaram a fazer três gols em quatro minutos.
Pelo mesmo grupo dos sauditas, Omã derrotou a Tailândia, que já estava eliminada, por 2 a 0 e avançou. Pelo grupo B, o Líbano se classificou em segundo lugar mesmo após perder de 4 a 2 pela equipe dos Emirados Árabes Unidos. Neste grupo, o primeiro lugar ficou com a Coreia do Sul, que derrotou o Kuwait por 2 a 0.
Já no grupo E, o Bahrein obteve a maior goleada da terceira fase dessas Eliminatórias Asiáticas: derrotou a já eliminada Indonésia por 10 a 0. Mesmo assim, o país não irá à Copa. O segundo lugar deste grupo ficou com o Catar, que se classificou após empatar em 2 a 2 nos minutos finais da partida contra o Irã na estreia do técnico Autuori. Classificaram-se os dois primeiros colocados de cada grupo. Neste, o Irã ficou em primeiro lugar e o Catar, em segundo.
Autuori foi anunciado como novo técnico do Catar no último dia 19. O time estava sem técnico desde dezembro, quando demitiu o também brasileiro Sebastião Lazaroni, que fora contrato poucos meses antes. Autuori já havia treinado a seleção olímpica do país por cinco meses. Autuori já dirigiu a seleção do Peru e foi campão do mundo no torneio de clubes quando foi técnico do São Paulo, em 2005. Outro brasileiro, o ex-meia do Flamengo, Zico, treina outro time árabe. Ele comanda a equipe do Iraque desde o segundo semestre de 2011. Nesta quarta-feira, o time de Zico goleou Cingapura por 7 a 1.
Os dez times classificados para a quarta fase das Eliminatórias Asiáticas agora serão divididos em dois grupos. Os dois primeiros colocados irão se classificar automaticamente para a Copa. Os dois terceiros colocados irão se enfrentar em jogo de ida e volta. O vencedor vai para a repescagem e disputará a vaga contra o quinto colocado das Eliminatórias da América do Sul. Os dez classificados são Coreia do Sul, Irã, Austrália, Uzbequistão e Japão, além de Líbano, Omã, Catar, Iraque e Jordânia.

