São Paulo – Dois países árabes terão equipes na RoboCup, uma das maiores competições de robótica do mundo, cuja edição deste ano vai ocorrer de 21 a 24 de julho, em João Pessoa, no estado da Paraíba. De acordo com informações da organização, virão três equipes do Egito e uma do Sudão. No total, aproximadamente 45 países estarão representados.
Na RoboCup ocorrem diferentes competições, desde futebol de robôs até desempenho de robôs para auxílio doméstico. São mais de dez categorias. “Em todas as categorias, os robôs devem atuar de forma autônoma, sem interferência humana”, diz o professor de Centro Universitário da FEI e coordenador geral da RoboCup 2014, Flavio Tonidandel.
Participam da competição as melhores equipes de cada país. No caso da categoria júnior, ocorrem disputas nacionais para escolher quem vai participa da RoboCup. Nas categorias superiores, as equipes se inscrevem e passam por pré-qualificação, para verificação se estão aptas a participar do mundial. Todas as equipes são ligadas a instituições de pesquisa.
Nas equipes juniores é obrigatória a presença de um tutor, que pode ser um professor da escola dos participantes ou algum especialista. Todos trazem seus robôs prontos para as disputas. Os ganhadores recebem troféus e certificados. A RoboCup ocorre a cada ano em um país diferente, desde 1997, e essa é primeira vez que ela é organizada no Brasil.
Tonidandel afirma que a competição fomenta o desenvolvimento de tecnologia de ponta em robôs autônomos, inteligentes e colaborativos. “Robôs da categoria resgate, por exemplo, foram usados em Fukushima, no Japão anos atrás. Os robôs na categoria @Home devem liderar os avanços no desenvolvimento de robôs domésticos e os de futebol de robôs, devem desenvolver novas técnicas e processos para tarefas colaborativas”, relata.
Além disso, segundo o coordenador, um evento como a Robocup motiva os jovens e pesquisadores da área de robótica. “Visa aprimorar ainda mais nosso futuro com a presença de robôs inteligentes”, complementa. No Brasil, a organização da competição está a cargo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Centro Universitário FEI e governo do estado da Paraíba.
A movimentação em João Pessoa começa já nos dias 19 e 20, com evento preparatório da RoboCup 2014. Depois da competição, no dia 25 ocorre um simpósio sobre temas de robótica. As competições ocorrem no Centro de Convenções de João Pessoa e são abertas ao público. A entrada é gratuita e não é necessário reservar a participação, já que ocorrem várias disputas paralelamente que podem ser acompanhadas em diferentes espaços do local.
Serviço:
RoboCup 2014
De 20 a 24 de julho
Centro de Convenções de João Pessoa
Informações: www.robocup2014.org


