São Paulo – Empresas árabes interessadas em exportar alimentos, bebidas e produtos do agronegócio ao Brasil terão a oportunidade de negociar de forma virtual com distribuidores e varejistas do País daqui a um mês. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira promoverá rodadas de negócios online voltadas ao segmento entre os dias 28 de junho e 1º de julho. As inscrições estão abertas para árabes que querem apresentar seus produtos. Brasileiros interessados em participar como compradores também podem se candidatar.
Nas rodadas, os árabes terão conversas com distribuidores, importadores, atacadistas, representantes de supermercados e outros perfis de varejistas do Brasil. Alguns dias antes dos encontros digitais haverá uma preparação – Warm Up virtual – para as empresas árabes vendedoras. O objetivo é que elas conheçam a dinâmica das rodadas e um pouco mais sobre o mercado brasileiro. A data será divulgada em breve.
A expectativa é que sejam ofertados nas rodadas alimentos como laranja, alho, cebola, azeite, azeitonas, tâmaras e outros produzidos nos países árabes e que têm demanda no Brasil. A diretora de Novos Negócios da Câmara Árabe, Daniella Leite, lembra que o Brasil possui uma população de mais de 210 milhões de habitantes e que isso representa um grande potencial de consumo. No ano passado, os supermercados brasileiros faturaram R$ 554 bilhões.
Leite afirma que há oportunidades para bebidas e alimentos de países árabes no mercado brasileiro e que muitos dos produtos ofertados por eles são importados pelo Brasil de outras nações. Ela acredita que esses produtos precisam ser apresentados aos grandes importadores nacionais para que eles saibam que são de qualidade e que podem ter nos países árabes uma opção de novos fornecedores e produtos. “Essa é uma oportunidade para mostrar isso”, diz.
As rodadas de junho serão as primeiras de uma agenda intensa que a Câmara Árabe preparou para o decorrer do ano, na qual árabes e brasileiros serão colocados frente a frente via internet, tanto para comprar como para vender. Estão programadas ainda para 2021 rodadas online em que os árabes poderão vender fertilizantes, em julho, e produtos têxteis, em outubro.
Para vendas de produtos brasileiros aos árabes ocorrerão B2Bs virtuais voltados a cosméticos e a alimentos e bebidas, ambos em julho, e depois aos setores do agronegócio e casa e construção, os dois em agosto. Uma ação voltada ao turismo e à moda está prevista para o mês de setembro.
Leite lembra que a missão da Câmara Árabe é fomentar negócios entre brasileiros e árabes e que as rodadas virtuais são um meio de garantir que os negócios sigam mesmo em tempos de pandemia. Antes da covid-19, esse contato se dava com viagens e missões organizadas pela Câmara Árabe. “Notamos que a conexão virtual tem tido bastante sucesso para suprir essa necessidade”, afirma a diretora de Novos Negócios.
A Câmara Árabe recebe regulamente demandas de companhias árabes e brasileiras interessadas em negociar com a outra parte. A instituição conecta os dois lados, mas o fechamento dos negócios fica por conta das empresas, sem interferência da entidade. O mesmo se aplicará nas rodadas online. Elas ocorrerão por meio de reuniões agendadas, uma adaptação do formato presencial no qual o comprador passa o dia todo na mesa recebendo vendedores. As inscrições são gratuitas para compradores, mas há custo para vendedores. Elas podem ser feitas até 18 de junho.
Serviço:
Rodadas de Negócios da Câmara Árabe
Para exportadores árabes de alimentos, bebidas e agronegócio
Para compradores brasileiros de alimentos, bebidas e agronegócio
De 28 de junho a 1º de julho de 2021 – Formato virtual
Informações e inscrições: comercial@ccab.org.br (para brasileiros) – member@ccab.org.br (para árabes)