Isaura Daniel
São Paulo – Importadores da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Síria virão ao Brasil no final do próximo mês para conhecer mais de perto as rochas ornamentais feitas no país. Eles vão participar, juntamente com empresários de outros dez países, de rodadas de negócios com um grupo de cem fabricantes de micro e pequeno porte do setor. O encontro, que ocorrerá em 24 e 25 de maio no Espírito Santo, é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
As rodadas devem gerar US$ 3 milhões em negócios nos seis meses decorrentes, de acordo com estimativas do Sebrae. "Serão realizados cerca de 700 encontros de negócios", diz o gestor da rodada, Leonídio Maciel Pinheiro Filho. Além dos árabes, também participarão do projeto importadores da Austrália, Chile, Eslováquia, Estados Unidos, Hungria, Israel, México, Polônia, República Checa e Rússia. No total, 25 empresários de fora do Brasil farão parte das rodadas. O Sebrae bancará a viagem dos estrangeiros convidados.
Nos encontros serão ofertados apenas produtos acabados, entre eles rochas como mármores e granitos. Algumas das empresas que participam já são exportadoras e outras não. "Mas todas são potenciais exportadoras", explica o gestor. As rodadas vão ocorrer na cidade capixaba de Guarapari, mas não terão apenas fabricantes do Espírito Santo. Empresas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia também participam. Foi do Sebrae capixaba, no entanto, a iniciativa de promover a rodada.
Essa vai ser a segunda rodada internacional promovida pelo Sebrae com empresas do setor. No ano passado já foram realizados encontros de negócios com estrangeiros. Eles ocorreram em agosto e tiveram a participação de 12 empresas de fora do Brasil e de 70 nacionais. O volume de compras geradas foi de US$ 2,8 milhões.
Os empresários estrangeiros convidados para participar seguem das indicações do setor a respeito de mercados que eles desejam atingir. De acordo com Pinheiro, no mundo árabe há demanda para os produtos brasileiros. Os encontros têm apoio do Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag) e do Sindicato de Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do ES (Sindirochas).
Espírito Santo
Segundo material divulgado pela assessoria de comunicação do Sebrae-ES, uma das finalidades do projeto é também reduzir a dependência das empresas capixabas em relação ao mercado norte-americano. O Espírito Santo é o principal produtor e exportador de rochas ornamentais do Brasil. O setor gera 20 mil empregos diretos no estado e 130 mil indiretos. Os principais compradores externos das rochas capixabas são Estados Unidos, Alemanha, China, Espanha, Itália e Japão.

