São Paulo – Pelo menos cinco expositores árabes irão participar da edição deste ano da feira de turismo World Travel Market (WTM) Latin America, organizada desde 2013 pela Reed Travel Exhibitions em São Paulo. Neste ano, o evento será promovido no Expo Center Norte. Nas outras edições, o Transamérica Expo Center, na Zona Sul da cidade, recebia os expositores e visitantes da mostra, que é dedicada apenas aos operadores, agentes de turismo, empresas aéreas e fornecedores e não se destina ao público final.
As autoridades de turismo do Egito, da Jordânia, de Abu Dhabi e do Marrocos já confirmaram presença na WTM Latin America. Além deles, a Emirates Airline, empresa aérea de Dubai, irá participar da mostra entre os representantes de países árabes. De acordo com o diretor da WTM Latin America, Lawrence Reinisch, Egito, Jordânia e Marrocos costumam ser apresentados e negociados como destino de turismo de lazer e cultural, enquanto Abu Dhabi é foco dos agentes como um destino de cultura e de negócios.
“Existe um potencial imenso de intercâmbio de turistas, mercadorias e serviços entre os países árabes e a América Latina. Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Panamá, México, Colômbia e Peru são destinos em potencial para os árabes”, afirmou Reinisch à ANBA, observando que os latinos sempre são hospitaleiros com os visitantes árabes. Ele afrmou também que o Oriente Médio é, muitas vezes, um polo de distribuição para os latinos que têm países da Ásia como destino final.
Por outro lado, custo, distância e falta de conhecimento mútuo são alguns dos motivos que interferem no crescimento deste intercâmbio. Líbano, Palestina e o Departamento de Turismo e Marketing Comercial de Dubai, que vieram em outras edições do evento, não participarão neste ano.
Manter público
Reinisch espera que esta WTM Latin America mantenha ou aumente o volume de público e expositores do ano passado e cresça em volume de negócios. “Esperamos uma ampliação de 10% em volume de negócios em comparação com a edição anterior”, afirmou. Em 2014 foram celebrados US$ 341 milhões em acordos, que deveriam ser concretizados em até um ano após a mostra. Também em 2014, 1.334 expositores estiveram na feira e o objetivo dos organizadores é de chegar a pelo menos 1.300 neste ano. Também no ano passado, 6.570 pessoas visitaram a WTM Latin America, número que a organização da feira espera que passe para oito mil pessoas em 2015.
“Não quero fazer uma previsão que não esteja ligada ao tamanho do mercado”, afirmou em relação ao fato de que a economia brasileira passa por dificuldades e, por isso, os clientes refazem seus planos com base em uma nova realidade.
Estados Unidos, Turquia, Chile e Brasil têm sido os destinos que mais se destacaram nas últimas edições e cuja participação deverá crescer neste ano. Reinisch afirmou que, entre os árabes, o Egito sempre participa da mostra.
Serviço:
WTM Latin America
De 22 a 24 de abril
Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo – SP
Informações: http://www.wtmlatinamerica.com/


