São Paulo – As mesquitas da Arábia Saudita serão reabertas para as orações das sextas-feiras e as demais rezas a partir do dia 31 de maio, segundo medidas de relaxamento do isolamento social anunciadas pelo governo saudita. A informação foi publicada no site do jornal Arab News. Apenas Meca, cidade sagrada que atrai milhares de peregrinos, não foi incluída.
O Ministério de Assuntos Islâmicos anunciou uma série de regras para o funcionamento das mesquitas, como a necessidade de que portas e janelas estejam abertas o tempo todo e que exemplares do Alcorão sejam temporariamente retirados. Os fiéis devem se manter a dois metros uns dos outros e uma fila deve ser deixada vazia entre as fileiras de cadeiras.
As pessoas também precisam usar máscaras faciais, trazer seus tapetes de casa e fazer as abluções, que são os ritos de purificação, nos domicílios. Os imãs, líderes religiosos, devem garantir que não haja aglomeração na entrada e saída das mesquitas, e que menores de 15 anos não entrem. Os programas educacionais devem seguir sendo feitos online.
As mesquitas grandes podem abrir 20 minutos antes das orações e fechar 20 minutos depois, e os sermões não devem durar mais que 15 minutos. Nas mesquitas menores, a recomendação é de abertura 15 minutos antes da chamada para a oração e fechamento 10 minutos depois. A medida de reabertura das mesquitas para a reza faz parte do plano de reabertura gradativa do país.