São Paulo – A Arábia Saudita anunciou a criação da primeira fábrica de veículos elétricos no país, de acordo com notícia publicada no site Arab News. O governo saudita tem como meta fazer com que 30% dos automóveis que circulam na capital do país, Riad, funcionem com eletricidade até 2030. A medida faz parte do projeto Visão 2030, elaborado pelo governo local para promover a diversificação e o crescimento da economia saudita.
A fábrica de veículos elétricos será montada pela empresa norte-americana Lucid Group, especializada em automóveis de luxo movidos com eletricidade. A companhia assinou recentemente um acordo com o Ministério de Investimentos da Arábia Saudita e com o Fundo de Desenvolvimento Industrial da Arábia Saudita para a instalação da fábrica. Devem ser produzidos 150 mil veículos ao ano.
Falando sobre a abertura da fábrica, o CEO do Lucid Group, Peter Rawlinson, mencionou a demanda saudita por carros e SUVs de luxo. “Estamos entusiasmados em apresentar os veículos elétricos mais avançados do mundo”, disse. O país quer construir uma infraestrutura voltada aos veículos elétricos, como pontos de carregamento e manutenção.
O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita tem participação majoritária no Lucid. O estabelecimento de uma fábrica no país contribuirá para alcançar os objetivos do fundo, de ter 60% dos seus investimentos em projetos sauditas até o final de 2025. O fundo apoia várias outras iniciativas na Arábia Saudita voltadas à sustentabilidade.